Editorial – Nov2018
Dia Mundial dos Pobres
Querido paroquiano, prezado leitor.
Mãe da Divina Providência é o título de Nossa Senhora ligado aos Barnabitas e às irmãs Angélicas. Vamos celebrar a sua Solenidade dia 17. A mensagem que Maria deixa para nós é a do serviço aos nossos irmãos necessitados. Como ela esteve presente no casamento de Caná, atenta ao que acontecia na festa, percebeu a falta do vinho e intercedeu junto ao Filho Jesus para o primeiro milagre, transformando água em vinho. Este é o Evangelho proclamado na liturgia da sua festa. O Movimento das Mães que oram pelos filhos fará um retiro dia 17 inspirado nessa invocação.
A Pastoral Familiar manifesta muita alegria ao noticiar o segundo Encontro de Gestantes que aconteceu este mês de outubro. Também temos o testemunho sobre o ECC com o convite para participar do encontro, da pastoral Familiar e das outras pastorais.
Muito importante também é a matéria sobre o Sínodo dos Jovens trazendo a Mensagem das Padres Sinodais aos jovens.
Depois de um ano da sua instituição pelo Papa, celebramos o DIA MUNDIAL DOS POBRES no dia 18 de novembro. Será celebrado todos os anos no XXXIII domingo do tempo comum. Então Francisco declarava: “A pobreza é fruto da injustiça social, da miséria moral, da avidez de poucos e da indiferença generalizada!”. Na mensagem deste ano, Papa Francisco pede que nos inspiremos no Salmo 34: a oração do pobre. Relação do pobre com Deus. O pobre grita; Deus responde e liberta. E convida toda a Igreja a celebrar esse dia com a marca da alegria: Rezar juntos em comunidade e partilhar a refeição no dia de domingo. Uma experiência que nos leva de volta à primeira comunidade cristã. “Os pobres evangelizam-nos, ajudando-nos a descobrir cada dia a beleza do Evangelho.
Estamos preparando com muito carinho a Festa da Padroeira. Será nos dias 8 e 9 de dezembro a festa externa com as barraquinhas e a carreata Na preparação espiritual, celebraremos a novena a cada dia entre 1 e 9 de dezembro com celebrações, reza do terço e orações próprias para a ocasião. O dia 10 é a Festa Oficial. Todo dia 10 o Santuário está aberto todo o dia. Este mês teremos uma novidade. Uma Camerata Musical para formação cultural dos fiéis frequentadores do Santuário. Será ao meio dia e às 17h30m. Música Clássica e Contemporânea a embelezar o nosso Santuário.
Mais um destaque deste mês é a página do Santuário da Adoção com uma história emocionante de uma adoção.
Após as eleições, será muito útil a reflexão sobre nosso posicionamento político olhando a história do nosso país.
Nossa Senhora de Loreto, em cuja casa morou o Filho de Deus, rogai por nós.
Pe. Sebastião