Editorial – Mar2019
Campanha da Fraternidade
Querido paroquiano, prezado leitor.
Estamos começando a Quaresma, esse tempo especial que nos leva todos os anos a renovar a nossa vida. Não podemos celebrar a Páscoa da Ressurreição sem nos preocuparmos com o olhar para o irmão, como fez Jesus. Ele morreu e ressuscitou para nos libertar da força do pecado e da morte. A proposta da Igreja são as obras de misericórdia, tão lembradas pelo Papa Francisco.
A Campanha da Fraternidade quer nos ajudar mais uma vez neste ano a descobrir “como tocar a carne de Cristo nos irmãos e nas irmãs necessitados de serem nutridos, vestidos, alojados, visitados.” (Papa Francisco). Queremos olhar e aprender o que significam as Políticas Públicas na nossa sociedade e como temos que participar no processo de sua elaboração. Veja a reportagem sobre o lançamento da Campanha da Fraternidade na nossa Arquidiocese. O evento que aconteceu na semana passada no Edifício João Paulo II mostra como vamos desenvolver na Igreja do Rio de Janeiro a nossa Quaresma. A Arquidiocese fez a opção de trabalhar a área da saúde. Participar das atividades ligadas às Políticas Públicas dentro da sociedade no âmbito da saúde da cidade do Rio de Janeiro. Assim deverá ser a vivência da atividade quaresmal este ano.
A nossa revista trata do tema da Campanha da Fraternidade também na reportagem sobre o Teatro da Paixão que será apresentado na sexta feira santa e que deverá abordar, como vem acontecendo nos outros anos, o tema da Campanha da Fraternidade. Também as páginas “Fé e Política” e o “Loretinho” abordam o tema das Políticas Públicas. Esse é o nosso tema de capa desse mês.
Um gesto concreto que faremos na paróquia será a campanha de doação de sangue que deverá expressar essa obra de misericórdia que a doação representa. Doar a vida pelos irmãos. Será no dia 6 de abril, um dos sábados da quaresma.
“Santuário da Adoção” propõe este mês uma reflexão essencial para todos os casais. “Só os filhos adotivos são amados. Mesmo os filhos biológicos são adotados por seus pais biológicos quando há amor e cuidado”. Grande verdade!
A Comissão do Santuário comemora o mês do aniversário da paróquia com uma belíssima página com um resumo essencial da história do nosso Santuário. Vale a pena aceitar o convite para visitar o Corredor Cultural.
Nossa Senhora de Loreto, rogai por nós.
Pe. Sebastião Noronha Cintra, pároco.