Editorial – mar2018
Querido paroquiano, prezado leitor.
Estamos em plena Quaresma e celebraremos este mês a Semana Santa. É o centro do Ano Litúrgico, o Tríduo Sacro com as celebrações solenes da quinta feira, sexta feira e sábado santos e o Domingo de Páscoa. Temos a oportunidade para celebrar a Reconciliação, nos Mutirões de Confissões e acompanhar o mistério da salvação na paixão, morte e ressurreição de Jesus. Vamos aproveitar as mensagens da Campanha da Fraternidade, aprender as lições de serviço de Jesus no lava-pés, acompanhar os adultos que vão ser batizados e vão participar pela primeira vez da Eucaristia na Vigília Pascal. A participação na liturgia nesses dias especiais é a forma de vivermos como comunidade a vida de família de Deus.
Vamos lembrar a data festiva de Nossa Senhora no mês de março. Celebra-se no dia 25 de abril uma das maiores comemorações de Nossa Senhora: a Anunciação. Esta solenidade se liga especialmente á devoção mariana de Loreto porque foi exatamente naquela casa venerada no Santuário de Loreto, ‘a maior relíquia mariana fora da terra santa’ e que deu origem ao culto a Nossa Senhora naquela cidade, que aconteceu o que comemoramos nessa festa. Assim narra o Evangelho de Lucas (1,28) “O Anjo entrou onde ela estava e disse ‘ Alegra-te cheia de graça, …”. Assim o evangelista se refere ao lugar onde Maria se encontrava: a sua casa. Por isso estamos dentro do Santuário da Anunciação. E esta intervenção de Deus na nossa história, ponto de partida da história da salvação, se torna parte da espiritualidade de Loreto. Nossa Senhora de Loreto nos leva para dentro do mistério da Encarnação. Uma particularidade litúrgica acontece este ano. Essa data de 25 de março acontece dentro da semana Santa, Domingo de Ramos. Mesmo sendo uma festa tão solene, ela ocorre diante de outros dias mais importantes liturgicamente. Vamos esperar passar a Semana Santa e a oitava da Páscoa até o segundo domingo de Páscoa, para celebrarmos a Anunciação no dia 9 de abril, segunda feira depois da oitava da Páscoa.
Tema especial deste número de nossa revista é o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. Não deixe de conferir esse artigo dentro da revista. Curta também a mensagem da nossa capa.
No dia 10 deste mês, dia do Santuário Aberto, pudemos comemorar a festa do aniversário da nossa paróquia. São 357 anos que foram muito bem lembrados com a Exposição de Artesanato e serviços de diversas famílias da paróquia que puderam se beneficiar com a venda de seus produtos.
Nossa Senhora de Loreto, padroeira de nossa Paróquia e do nosso povo há 357 anos, rogai por nós.
P. Sebastião Noronha Cintra, pároco.