Editorial – mar2017
Querido paroquiano, prezado leitor.
Uma das missões dos santuários marianos é a de comemorar as festividades e títulos marianos. Em março temos uma solenidade que tem muito em comum com o nosso título de Loreto. É a Solenidade da Anunciação do Senhor. Antes do Concílio Vaticano II celebrava-se a Anunciação do Anjo a Maria. Depois da reforma litúrgica, celebra-se o Anúncio da chegada de Jesus Salvador. Mas Maria é sempre a mesma. A jovem que foi escolhida para ser a Mãe de Deus. Aquela que deu o seu ‘Sim’ ao convite de Deus, fruto da sua fé nos planos de Deus. Ela é lembrada na nossa revista deste mês na imagem da última capa e no artigo da página 19. Ela aparece atenta na leitura da Bíblia. Está em sua casa onde o Anjo vai encontrá-la. Essa mesma casa que foi transportada para Loreto para salvá-la da profanação pelos infiéis. São imagens que artistas de todos os tempos criaram para tentar reproduzir esse momento único na história da salvação. Eles quase sempre retratam o Anjo de joelhos diante do mistério da Encarnação que estava acontecendo e de Maria, a Nossa Senhora da Anunciação. “Como acontecerá isso, se não conheço homem algum?” Essa pergunta de Maria ao Anjo mostra que ela e seu noivo, José, tinham um projeto de viver o seu casamento num vínculo nupcial virginal. Com esses termos o Prefácio da missa de Nossa Senhora de Loreto descreve a vida daquele casal na casa de Nazaré. Ao que o Anjo responde: “O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra.” Esse mistério se parece com o que aconteceu sobre o Sinai mostrando a presença de Deus. Maria poderia continuar dizendo: “Isso mesmo acontecerá em mim. Andarei sob a proteção do Senhor! Deus me chama para ser o novo templo da sua presença”. E o Anjo termina dizendo “Nada é impossível para Deus”. (das reflexões de D. Giovanni Tonucci, Arcebispo de Loreto) Esse é o mistério que a devoção a Maria com o título de Loreto nos propõe. Essa é a Maria da Anunciação.
Também São José é celebrado neste mês no dia 19. (veja pág 6) Junto a Maria, deixa para todos os cristãos um testemunho de fé nos convites de Deus. Assim a Sagrada Família na Casa de Nazaré se torna modelo de vida familiar para todos nós.
A CAMPANHA DA FRATERNIDADE continua a nos chamar para guardar a natureza presente nos biomas brasileiros. A entrevista pastoral apresenta a Equipe da CF-22017.
Maria, nossa Mãe, Loreto, nosso Santuário.
P. Sebastião Noronha Cintra, pároco.