Editorial – mai2017

Querido paroquiano, prezado leitor.

Que alegria podermos celebrar este Mês de Maio, Mês de Nossa Senhora dentro do Ano Mariano! A comemoração dos trezentos anos de Aparecida, jubileu do encontro da imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul, motivou o Santuário de Aparecida a fazer esta grande festa. É oportunidade para revermos nossa devoção a Maria, Mãe de Deus. Essa vocação envolve também o nosso Santuário, chamado a ser lugar de devoção a Maria. Lembramos as recomendações de S. João Paulo II, em sua visita a Aparecida. “(…) conservai zelosamente este terno e confiante amor à Virgem, que vos caracteriza. (…) Sede fiéis àqueles exercícios de piedade mariana tradicionais na Igreja: a oração do Ângelus, o mês de Maria e, de maneira toda especial, o Rosário”. E recomendava o empenho missionário a partir do modelo da mãe de Jesus: “Qual é a missão da Igreja senão a de fazer nascer o Cristo no coração dos fiéis pela ação do mesmo Espírito Santo através da evangelização? A Estrela da Evangelização aponta e ilumina os caminhos do anúncio do Evangelho.” Aqui no Santuário de Loreto, na imagem que veneramos, encontramos a Mãe apresentando o seu Filho Divino, Senhor do Mundo no gesto de abençoar a todos que a ela se achegam. Guardamos zelosamente o ensinamento que ela nos deixou: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2). Mas a capa deste número é dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Devoção tão espalhada pelo mundo que motivou o Papa Francisco a se deslocar até Portugal como peregrino. Nós nos unimos aos portugueses e aos devotos de todo o mundo para comemorar os 100 anos da aparição aos pastorinhos e a venerar a santidade dos dois que são canonizados.

O Dia das Mães está sendo comemorado na nossa revista com os belos testemunhos de pessoas que recorreram à intercessão da nossa Mãe, nas suas necessidades e foram atendidos. Temos também uma maravilhosa apresentação sobre o aleitamento materno que fará vibrar as mães na riqueza da sua experiência e ensinando a superar os problemas que a praxe do mundo moderno acarreta.

É também destaque nesta edição a entrevista pastoral conhecendo melhor o EJC. Temos também a reportagem da consagração da igreja do INSP pelas mãos de D. Orani. Encontramos ainda a apresentação do livro do P. Manzotti e o sorteio de três livros para quem se inscrever.

Maria, de Fátima, de Aparecida, de Loreto, rogai por nós.

P. Sebastião Noronha Cintra, pároco.

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais