Editorial – Junho 2019
Sagrado Coração de Jesus
Querido paroquiano, prezado leitor.
Este mês de junho é o mês do Sagrado Coração de Jesus. Devoção muito cara aos nossos fiéis, surgiu do pedido de Jesus a Santa Margarida Maria de gestos de reparação pelos pecados que tanto magoam o seu Coração. E Jesus abençoa todos os que se comprometem nessa devoção com as suas promessas de proteção e socorro. Em nossas necessidades, recorramos à imensa misericórdia do Coração de Jesus.
O Artigo de capa da nossa revista lembra os 10 anos de Dom Orani frente a Arquidiocese do Rio de Janeiro. Exemplo de atitudes de pastor tem sido a marca da sua atuação como Bispo da nossa Arquidiocese. Quero lembrar aqui hoje um fato marcante. Nos primeiros dias de sua presença na Arquidiocese, ele compareceu a uma reunião do clero do Vicariato. Tínhamos marcado uma missa a ser presidida por ele no Rio das Pedras naquela mesma semana à noite. Na reunião soubemos que ele teria um encontro com os Bispos da região Leste I da CNBB e não poderia, em tempo, se deslocar para Jacarepaguá para a missa. Fui então falar com o bispo do nosso Vicariato, Dom Edson, pedindo que fosse substituir o Arcebispo. Eles estavam próximos na mesa do almoço e ele escutou o que eu tinha falado. E tomou a iniciativa: Eu vou! E, mesmo chegando um pouco atrasado, presidiu a missa na quadra da Escola do Rio das Pedras.
“Santuário da Adoção” traz, neste número, uma página maravilhosa do Papa Francisco incentivando a adoção, num encontro com um grupo de uma instituição italiana que há muitos anos trabalha com crianças abandonadas. O papa se referiu a um antigo costume que acontecia quando as mães deixavam um filho na instituição porque não podiam criá-lo, mas gostaria de reencontrá-lo mais tarde, quando sua situação melhorasse, usavam uma medalha partida em dois, cujas partes ficavam uma com a mãe e a outra na instituição, com a criança. Linda a conclusão do papa, dizendo que muitas crianças de hoje têm idealmente uma metade da medalha, mas outra metade está com a mãe Igreja. Cabe aos casais cristãos tomar a iniciativa de oferecer um lar a criança abandonada por tantos diversos motivos.
A página do Loreto em ação vem apresentar hoje a Escola Paroquial de Nossa Senhora de Loreto para a alfabetização de jovens e adultos. Um trabalho de grande amor pelos mais carentes. A carência da leitura e escrita, coisas tão necessárias e essenciais para a vida no mundo de hoje são os dons que são partilhados com muito amor na escola. Começou com o Padre Victor há vinte anos.
Nossa Senhora de Loreto, nossa Mãe e Padroeira, rogai por nós.
P. Sebastião Noronha Cintra, pároco.