Editorial – Junho 2015
Querido paroquiano, prezado leitor.
Concluímos o mês de maio com toda a riqueza de ele trás para a comunidade. Realizamos os Encontros de Casais, do Fé e Dons e do EJC (que completa 30 anos). O 70° ECC nos fez lembrar que são 35 anos do primeiro encontro em 1980. Um processo que se propõe a evangelização das famílias encontra sempre nova motivação com as novas famílias que vem morar aqui na Freguesia e na proposta da Pastoral Familiar que implementamos na paróquia. Esperamos que sempre mais pessoas possam encontrar o caminho da vida familiar inspirada no Sacramento do Matrimônio, na vivência sacramental, no encaminhamento dos filhos crianças e jovens na iniciação cristã. A participação nos serviços pastorais será um coroamento da vida da comunidade, assumindo a missão na liturgia, no acolhimento, no serviço social e no serviço à sociedade.
Outro evento que marcou o mês de maio este ano foi a Visita Canônica do Superior Provincial dos Barnabitas à Comunidade religiosa. Ele pode ver o serviço que os Barnabitas prestam aqui no Loreto há 94 anos e ajudar a ver o que ainda precisa ser feito, o que precisa melhorar. Ele se encontrou com os leigos do Conselho Administrativo e Econômico e alguns membros do Conselho Pastoral. Foram alguns membros do grande conselho representando todas as pastorais. Convidei representantes por áreas pastorais: Iniciação Cristã, Familiar, Liturgia, Pascom, Setor Juventude e Ação Social. Durante mais de duas horas eles apresentaram os trabalhos pastorais ao Padre Provincial. No final da visita fizemos o lançamento do livro que a nossa Província mandou imprimir: “Fogo na cidade”. É a vida do nosso santo Fundador, Santo Antonio Maria Zaccaria.
Destaque especial deste mês foi a festa de Corpus Christi. Diferente dos últimos anos, o tempo bom permitiu a folclórica preparação dos tapetes para a Procissão do Santíssimo Sacramento. Vimos todas as Pastorais envolvidas na carinhosa e devota preparação dos tapetes de sal, cada pessoa dando o melhor de si com arte para o seu belo trabalho. Muitos fiéis acompanharam a passagem de Jesus pelas ruas da paróquia e a sua chegada à matriz passando sobre o tapete preparado na véspera. Foi muito emocionante como podemos vem pela reportagem na revista.
A entrevista pastoral está apresentando o Ministério do Acolhimento, serviço da maior importância na vida paroquial. Parabéns.
Pedimos as bênçãos de Santo Antonio, São João e São Pedro para as nossas festas juninas paroquiais.
P. Sebastião Noronha Cintra, pároco.