Editorial – Jun 2018
Tempo de Celebração
Querido paroquiano, prezado leitor.
O Sagrado Coração de Jesus, Solenidade tão querida dos fiéis católicos, é celebrada este ano no dia 08 deste mês. Esta devoção surgiu com as revelações de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, pedindo as comunhões reparadoras pela devoção das nove primeiras sextas-feiras. Deixou também as doze promessas amplamente divulgadas. Isso aconteceu entre 1673 e 1675. Um padre barnabita, Raimundo Recrosio, foi confessor no Mosteiro da Visitação poucos anos depois desses fatos e se empenhou muito em divulgá-los nas suas pregações. Por causa dele, no século XVIII, surgiu entre os seminaristas barnabitas na Itália uma grande devoção ao Sagrado Coração de Jesus, inclusive celebrando-se uma festa litúrgica. Houve a publicação de um livro: “Devoção ao Coração de Jesus” e a organização de uma “sociedade de almas devotas, de qualquer condição, que em todo o mundo cuidassem de honrar o Coração de Jesus, principalmente no Santíssimo Sacramento”. Queremos continuar esse empenho em torno dessa devoção, junto com o Apostolado da Oração.
Mais uma vez, foi emocionante a Festa de Corpus Christi com as missas muito frequentadas no Loretão, nas Capelas do Amparo e de Santo Antonio, onde se concentrou uma pequena multidão para acompanhar a procissão. Foi muito participada a noite da quarta-feira para a preparação dos tapetes, verdadeiras obras de arte e de devoção ao Santíssimo Sacramento. Muito obrigado pela manifestação de fé e piedade apresentadas pela nossa paróquia.
Celebramos em 23 de maio os 20 anos do Fé e Dons. Esse grupo de convivência e de inserção nos movimentos e pastorais surgiu na nossa paróquia como reposta para muitos fiéis que não conseguiam achar o seu lugar na comunidade paroquial. Tem sido uma grande oportunidade para muitos e muitos paroquianos que encontraram o que procuravam: colocar os seus dons a serviço da comunidade.
As festividades marianas que acontecem neste mês são a do Imaculado Coração de Maria que é comemorado no sábado após a festa do Sagrado Coração de Jesus. Este ano é celebrada no dia 9 de junho. Outra data é a comemoração de Nossa Senhora Rainha da Paz. É o dia 24 de junho. É a festividade do Santuário de Medjugorje. Este ano um grupo de nossos paroquianos lá esteve em peregrinação. Pudemos conhecer os locais das aparições na Bósnia Ezergovina, lugares de muita paz. Uma última data de celebração mariana no mês de junho é a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Essa devoção surgiu em torno de um ícone bizantino antigo que representa a Virgem da Paixão com o Menino Jesus nos braços. Os Redentoristas se encarregaram de difundir a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em todo o mundo.
Nossa Senhora de Loreto, rogai por nós.
P. Sebastião Noronha Cintra, pároco.