Editorial – jul2018

 

Obras de misericórdia

 

Querido paroquiano, prezado leitor.

Foi muito bonita a celebração do dia de santo Antonio Maria Zaccaria este ano na nossacomunidade. Fizemos um tríduo preparatório procurando entender alguns ensinamentos  do nosso santo. Na missa do dia estiveram presentes todos os padres e irmãos barnabitas destacando-se a presença do Padre Subash, indiano que está hospedado na nossa casa, vindo para participar do Capítulo Geral e os dois nossos Diáconos permanentes. Dentre os paroquianos numerosos, encontramos os Leigos de S. Paulo e os jovens da Juventude Zaccariana. Lembramos a figura ainda pouco conhecida do nosso santo fundador que marcou a história da Igreja com gestos e palavras, apesar de sua pouca idade. Ao terminar sua curta existência, ainda com 36 anos, o encontramos liderando os três grupos dos padres Barnabitas, das irmãs Angélicas e dos Leigos de São Paulo; vemo-los empenhados nas missões no norte da Itália “para renovar o fervor cristão”; participando dos grupos de Amigos em torno da Palavra de Deus e organizando a formação dos Catequistas em escola com essa finalidade em Cremona. Somos responsáveis por continuar essa obra na Igreja hoje. O Capítulo Geral, Assembleia reunindo representantes de todas as obras da Congregação no mundo, tem a responsabilidade de verificar a vida religiosa de todos os membros e a sua atuação nos vários campos de apostolado. Tem também a responsabilidade de eleger os Superiores que vão conduzir a vida da Congregação pelos próximos seis anos. Esse Capítulo, pela primeira vez, é realizado fora da Europa, aqui no Rio de Janeiro. Acompanhamos na oração.

O tema da nossa revista deste mês, “Amor em gestos concretos” mostra como as nossas ações sociais são comprometidas com o seguimento de Jesus Cristo e assumidas como pequenos gestos de amor, de misericórdia. Papa Francisco não se cansa de incentivar as ‘obras de misericórdia’ desde o ‘ano da misericórdia’ que ele proclamou em 2016.

Muito bom relembrar a nossa festa junina na avaliação e nas fotos. Veja na página 14.

No nosso Santuário, celebramos este mêsmais algumas datas marianas. Dia 13 é o dia de Nossa Senhora da Rosa Mística e dia 16, Nossa Senhora do Carmo. Principalmente este último título é muito conhecido entre nós pelas Ordens dos Padres e Irmãs Carmelitas. O monte Carmelo na Palestina, palco de fatos da vida do Profeta Elias, foi o local onde Nossa Senhora entregou o escapulário, veste sinal de proteção para os fiéis que dele se revestem.

Nossa Senhora de Loreto,rogai por nós.

P. Sebastião Noronha Cintra, pároco.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM