Editorial – jul2018
Obras de misericórdia
Querido paroquiano, prezado leitor.
Foi muito bonita a celebração do dia de santo Antonio Maria Zaccaria este ano na nossacomunidade. Fizemos um tríduo preparatório procurando entender alguns ensinamentos do nosso santo. Na missa do dia estiveram presentes todos os padres e irmãos barnabitas destacando-se a presença do Padre Subash, indiano que está hospedado na nossa casa, vindo para participar do Capítulo Geral e os dois nossos Diáconos permanentes. Dentre os paroquianos numerosos, encontramos os Leigos de S. Paulo e os jovens da Juventude Zaccariana. Lembramos a figura ainda pouco conhecida do nosso santo fundador que marcou a história da Igreja com gestos e palavras, apesar de sua pouca idade. Ao terminar sua curta existência, ainda com 36 anos, o encontramos liderando os três grupos dos padres Barnabitas, das irmãs Angélicas e dos Leigos de São Paulo; vemo-los empenhados nas missões no norte da Itália “para renovar o fervor cristão”; participando dos grupos de Amigos em torno da Palavra de Deus e organizando a formação dos Catequistas em escola com essa finalidade em Cremona. Somos responsáveis por continuar essa obra na Igreja hoje. O Capítulo Geral, Assembleia reunindo representantes de todas as obras da Congregação no mundo, tem a responsabilidade de verificar a vida religiosa de todos os membros e a sua atuação nos vários campos de apostolado. Tem também a responsabilidade de eleger os Superiores que vão conduzir a vida da Congregação pelos próximos seis anos. Esse Capítulo, pela primeira vez, é realizado fora da Europa, aqui no Rio de Janeiro. Acompanhamos na oração.
O tema da nossa revista deste mês, “Amor em gestos concretos” mostra como as nossas ações sociais são comprometidas com o seguimento de Jesus Cristo e assumidas como pequenos gestos de amor, de misericórdia. Papa Francisco não se cansa de incentivar as ‘obras de misericórdia’ desde o ‘ano da misericórdia’ que ele proclamou em 2016.
Muito bom relembrar a nossa festa junina na avaliação e nas fotos. Veja na página 14.
No nosso Santuário, celebramos este mêsmais algumas datas marianas. Dia 13 é o dia de Nossa Senhora da Rosa Mística e dia 16, Nossa Senhora do Carmo. Principalmente este último título é muito conhecido entre nós pelas Ordens dos Padres e Irmãs Carmelitas. O monte Carmelo na Palestina, palco de fatos da vida do Profeta Elias, foi o local onde Nossa Senhora entregou o escapulário, veste sinal de proteção para os fiéis que dele se revestem.
Nossa Senhora de Loreto,rogai por nós.
P. Sebastião Noronha Cintra, pároco.