Editorial – Janeiro 2017
Querido paroquiano, prezado leitor.
Nossa revista deste mês se abre para viver o Ano Mariano. Notícias da nossa festa e do grupo da Congregação Mariana estão entre as matérias que você vai encontrar. Prestemos atenção para não perder a proposta dos nossos Bispos para a presença de Maria em nossas vidas. Ela entrou na nossa história de forma tão bonita, reflexo da misericórdia de Deus.
Também em janeiro tenho a alegria de continuar a celebração do ano Mariano de forma muito, muito especial. Tive oportunidade de passar uns dias na Itália com a possibilidade de visitar dois lugares marianos que são particularmente importantes para nós. São o Santuário de Loreto e a Capela de comunidade dos Barnabitas em Roma, onde está o quadro original de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência.
Estive em Loreto com o P. Miguel Ángel e o confrade barnabita, P. Giannicolla. Tivemos um encontro com o Reitor do Santuário e falamos sobre a imagem com que se venera Nossa Senhora de Loreto. Se para o Santuário da Itália, a maravilhosa relíquia da Casa Santa de Nossa Senhora é a máxima referência, sendo a maior relíquia dos lugares santos fora da Palestina, para nós a sua imagem permanece a única referência de nossa devoção. E a nossa imagem é diferente na cor da pele e na forma. Enquanto a imagem italiana apresenta a Virgem e o Filho com a pele escura, e isso é o que mais estranha a eles, a nossa tem a pele clara. Lembrei, brincando, que a nossa imagem é mais antiga que a italiana. Como sabemos, a imagem do Santuário da Itália foi destruída por um incêndio em 1921. Então foi esculpida essa nova imagem sob o modelo da antiga. Falamos também que, no Brasil, as outras paróquias e as Capelanias da Aeronáutica tem sempre a imagem conforme a imagem italiana. Informamos também que a origem do título de Santuário da nossa igreja partiu de um pedido do Ministério da Aeronáutica brasileiro, em 1970, por ocasião do Cinquentenário do título de Padroeira da Aeronáutica na Itália. Isso tinha acontecido em 1920, dando ocasião , em 1970, à concessão desse título ao nosso templo a ela dedicado em Jacarepaguá. Relatamos também como foi a festa da nossa Padroeira este ano em dezembro: a grande participação dos fiéis e da Aeronáutica e a presidência do nosso Arcebispo Cardeal D. Orani. Levamos também diversas fotos da carreata e da missa que ele prometeu publicar na revista do Santuário em março.
Olhemos a imagem. Ela lembra a grande missão de Maria, escolhida e preparada por Deus para trazer ao mundo o Salvador. A mãe Maria apresenta a todos os fiéis o seu Filho e este, não como uma criancinha indefesa, mas o Senhor do mundo. Tem numa mão o globo terrestre e com a outra abençoa a todos. Essa a mensagem de sua imagem neste ano Mariano. Diante dela parei bastante tempo em oração pela nossa Paróquia e todas as suas atividades pastorais.
Estive também, mais de uma vez diante da imagem da Mãe da Divina Providência. Linda figura de Maria como mãe de todos nós, como os barnabitas logo perceberam ao ver que o autor, dos idos de 1500, colocou a auréola na cabeça dela, mas não na da criança nos seus braços. É a mãe cuidando dos seus filhos, cuidando de todos nós. Assim ela acompanha os Barnabitas e a todos os que através deles a conhecem e veneram.
Maria com seu Filho, Mãe e Padroeira nossa, protegei-nos.
P. Sebastião Noronha Cintra, pároco.