Editorial – Fev2018
Campanha da Fraternidade 2018
Querido paroquiano, prezado leitor.
A Campanha da Fraternidade começa agora, na quarta feira de cinzas. Vamos refletir, este ano sobre a Fraternidade e a superação da violência, iluminados pelo lema: ”Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).Olhando em volta, vemos mais violência do que acontecimentos de paz. Nossos noticiários estão cheios de relatos de violência racial, violência contra a mulher, contra os jovens, violência doméstica, exploração sexual e tráfico humano, intolerância religiosa e contra povos tradicionais, violência contra a natureza e no trânsito. A proposta da Campanha é ‘Que podemos fazer para enfrentar melhor, como comunidade, essa violência tão presente entre nós?’
Vamos lembrar as datas festivas de Nossa Senhora no mês de fevereiro. No dia 2 de fevereiro, com base na festa da Apresentação de Jesus notemplo e a purificação da Virgem, nasceu a festa de Nossa Senhora da Purificação.Nesse dia lemos o evangelho que traz o Cântico de Simeão. Ele proclama que Jesus será a luz que irá iluminar os gentios (Lc 2,32). Daí nasce o culto em torno de Nossa Senhora da Luz ou das Candeias ou da Candelária, datas geralmente celebradas com uma procissão de velas, a relembrar o fato. Nesse dia é lembrado também o título de Nossa Senhora de Copacabana (na Bolívia) e Nossa Senhora dos Navegantes (no Rio Grande do Sul). Essa data se tornou, após o Concílio Vaticano II, uma festa do Senhor Jesus Apresentado no Templo e não mais uma festa mariana. Em 11 de fevereiro se celebra Nossa Senhora de Lourdes, lembrando o início das aparições a santa Bernadete em 1858, na França.
No dia de Nossa Senhora de Lourdes se comemora o Dia Mundial do Doente. Na Mensagem do Papa Francisco para essa data de 2018, ele lembra o cuidado pelos enfermos por parte de todos na Igreja. “Não podemos esquecer aqui a ternura e a perseverança com que muitas famílias acompanham os seus filhos, pais e parentes, doentes crônicos ou gravemente incapacitados.” Os cuidados prestados em família são um testemunho extraordinário de amor pela pessoa humana. Portanto, todos aqueles que se empenham no cuidado dos doentes, participam nesta missão eclesial.
Temos nesse número uma matéria completa sobre a Campanha da Fraternidade. Encontramos também a entrevista com o Padre Rafael Mariano, dando oportunidade de começarmos a conhecê-lo aqui entre nós.
No dia 10 deste mês, dia do Santuário Aberto, sábado de Carnaval, faremos uma experiência nova com o Retiro de Carnaval.
Maria, Mãe dos doentes, rogai por nós.
Sebastião Noronha Cintra, pároco.