Editorial – Dez2017
A Festa da Padroeira
Querido paroquiano, prezado leitor.
Completamos mais um ano do nosso “O Mensageiro” nesse dia 8 de dezembro. Já se passaram 33 anos de quando a comunidade paroquial resolveu se comunicar para dentro e para fora, “ad intra” e “ad extra”, distribuindo o antigo jornal e a nova revista dentro da paróquia e para todas as paróquias e casas religiosas da Arquidiocese. Agradecemos a Deus e a Nossa Senhora de Loreto por essa missão.
A Festa da Padroeira, este ano, se reveste de mais esta riqueza: está sendo o coroamento do Ano Mariano celebrado no Brasil em comemoração do terceiro centenário da aparição de Nossa Senhora nas águas do rio Paraíba. Celebramos também o ano da Família aqui na Arquidiocese do Rio de Janeiro. Aqui, nessa festa, queremos lembrar a Casa de Nazaré, a casa da Sagrada Família, ícone de origem da devoção em Loreto na Itália e ponto maior de destaque da espiritualidade do nosso Santuário. São dois os principais destaques da espiritualidade de Loreto: O primeiro é o de ser o Santuário da Anunciação e da Encarnação, sendo aquela Casa o lugar do anúncio do Anjo a Maria. O segundo, o de ter sido a Casa da Sagrada Família. São as importantes riquezas marianas do nosso Santuário!
Continuando a missão do Santuário, quero lembrar as comemorações das datas marianas do mês de dezembro. Dia 8 é dia da Imaculada Conceição, a maior festa de Nossa Senhora junto com o dia 1 de janeiro, Maria Mãe de Deus. Dia 10 é a nossa festa. Dia 12 é o dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina. Nesse mesmo dia é lembrado também o título de Nossa Senhora da Boa Viagem. No dia 18 de dezembro, pela proximidade do Natal, comemora-se Nossa Senhora do Ó, assim chamada pelas 7 antífonas próprias da Oração de Vésperas antes do Natal que começam sempre pelo vocativo “Ó” de invocação ao Messias: Ó Sabedoria; Ó Adonai; Ó Raiz de Jessé; Ó Chave de Davi; Ó Oriente; Ó Rei das Nações; Ó Emanuel. Essas invocações são colocadas nos lábios de Maria. É também chamada de Nossa Senhora da Expectação do Parto ou Nossa Senhora do Parto.
Por fim, quero apresentar aqui os votos de Santo Natal e Feliz Ano Novo. Este novo ano tem como tema o protagonismo do leigo. É o “Ano do Laicato” proclamado pela CNBB: Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do reino. O lema é “Sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-14)
Maria, nossa Mãe, rogai por nós. Loreto é o nosso Santuário!
P. Sebastião Noronha Cintra, pároco.