Editorial – Abril 2018
Querido paroquiano, prezado leitor.
Escolhemos o tema da Paz para este novo número da nossa revista. O tema especial se deve ao incessante apelo com que o Papa Francisco nos motiva para não ficarmos inertes diante de tanta violência. Este ano os Bispos do Brasil indicaram esse propósito da superação da violência para ser a expressão da nossa fraternidade cristã. Precisamos continuar a pensar sem desistir na hora do agir. A violência na sociedade, na família, nos confrontos provocados pelas guerras clama pela Paz. Continuemos a Campanha da Fraternidade na sequência destes meses. São ações concretas para não esquecer e não desistir: leitura desse artigo nesta revista e o debate sobre o filme “Até o último homem” que será proposto brevemente.
A Comissão do Santuário vem trabalhando com muito empenho na divulgação da história da devoção a Nossa Senhora de Loreto. Agora, com muita alegria, estamos lançando o CORREDOR CULTURAL com 10 tótens apresentando a História do surgimento da devoção em Loreto na Itália e a História da nossa Paróquia Santuário com esse mesmo título aqui em Jacarepaguá. Esse “Corredor Cultural” estará instalado no corredor lateral direito da igreja do lado da ladeira.
“Papo de Noivos” é o nome que a Pastoral dos Noivos do setor pré-matrimonial da Pastoral Familiar escolheu para oferecer aos noivos “uma preparação remota que faça amadurecer o amor deles com um acompanhamento rico de proximidade e testemunho”. Estas são as palavras do Papa Francisco, no seu documento Amoris Laetitia (número 208) que sugere palestras opcionais sobre temas que interessam os jovens, mas acompanhados de momentos personalizados de diálogo para aprender a conhecer e amar aquela pessoa concreta com quem pretende partilhar a vida inteira. Não é um curso de noivos como aquele que dá um diploma imediatamente antes do casamento. Por ser opcional, não quer gerar obrigatoriedade mas interesse nessa tarefa que compete aos noivos de se conhecerem e prepararem-se para o Matrimônio E quer ser remota, isto é, com muita antecipação ao casamento. Começamos no dia 15 deste mês. É responsabilidade das famílias convidarem e incentivarem os seus membros noivos e namorados firmes para que aproveitem essa proposta do Papa. Para mim, está sendo a realização de um sonho que surgiu desde que li essa palavra do Papa Francisco.
No nosso Santuário comemoramos este mês, as datas marianas nos dias 02 dia de N. S. do Desterro, que quer lembrar a fuga da Sagrada Família para o Egito e dia 26 N. S. do Bom Conselho, devoção surgida na Itália e na Albânia.
Nossa Senhora de Loreto, rogai por nós.
P. Sebastião Noronha Cintra, pároco.