Editorial – Abr2017
Querido paroquiano, prezado leitor.
Feliz e Santa Páscoa! Esta é a solenidade mais importante do Ano Litúrgico. Celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. “Foi para isso que Eu vim”. Jesus assume a missão que o Pai lhe dá, de vir ao mundo, tornando-se pessoa humana como nós, para morrer por nós. Esse é o centro da história da salvação e se torna o centro do Ano Litúrgico.
Um destaque todo especial assume o rito dos Sacramentos da Iniciação Cristã dos adultos. Cito o Ritual. “A iniciação cristã é a primeira participação sacramental na morte e ressurreição de Cristo. … por isso seja a Vigília Pascal considerada como o tempo próprio para a iniciação nos sacramentos. … O Rito da eleição seja habitualmente celebrado no I Domingo da Quaresma e os escrutínios no III, IV e V domingos. Fazem-se também nesse tempo as entregas do Símbolo (Creio) e da Oração do Senhor.” No Sábado Santo, pela manhã, quando os eleitos não estão trabalhando, são realizados os vários ritos de preparação imediata: a recitação do Símbolo, o rito do Éfeta e a unção com o óleo dos catecúmenos. Depois, na própria Vigília Pascal, celebram-se os Sacramentos da iniciação cristã: o Batismo, a Confirmação e a participação na Eucaristia. Durante o tempo Pascal faz-se o tempo da “Mistagogia” pela meditação do Evangelho, a participação da Eucaristia e prática das obras de caridade, quando os neo-batizados vão progredindo no conhecimento e vivência maior do mistério pascal.
Nossa Senhora nos acompanha como acompanhou seu Filho no caminho do Calvário. Por isso vamos participar do ‘Olhar Mariano sobre a Semana Santa’ na segunda feira. Também na quarta feira poderemos acompanhar as Dores de Nossa Senhora na Procissão do Encontro e na sexta feira na longa procissão pelas ruas da Paróquia. Pedimos que ela nos acompanhe. Teremos o Terço da Rádio Catedral na segunda às 15h por ser o dia do Santuário Aberto.
Maria, Mãe das Dores, roga por nós e leva-nos a encontrar o teu Filho no domingo da Ressurreição.
P. Sebastião Noronha Cintra, pároco.