Editorial

Querido paroquiano, prezado leitor.

Em primeiro lugar quero agradecer a todos os paroquianos a alegre festiva que fizeram pelo meu aniversário, bem marcante para mim, de 70 anos. Pude celebrar a ação de graças a Deus pelo dom da minha vida com a participação de inúmeros amigos que quiseram e puderam estar presentes. Eucaristia é gratidão. Depois fui convidado ao Salão Zaccaria que, mesmo com tanta chuva, estava muito cheio. Foram momentos de grande emoção e alegria. Agradeço também a todos que enviaram mensagens pela internet. Continuo contando com a amizade e oração de todos.

Este mês será marcado especialmente pela Campanha da Fraternidade que se inicia na quarta feira de cinzas. É mais uma campanha da fraternidade ecumênica. Juntos, irmãos cristãos, vão refletir e trabalhar por uma causa importantíssima: o saneamento básico a fim de garantir desenvolvimento, saúde integral e quelidade de vida a todos os cidadãos. O tema se inspira na encíclica do papa Francisco “Laudato si”: CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE. O lema tirado de um versículo da profecia de Amós, fala do direito e da justiça. “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. Como estão sendo orientados nossos modelos de política e economia. Em muitos lugares, nas grandes e pequenas cidades, vemos uma política que não valoriza o direito de todos aos serviços básicos de higiene e saúde. Vamos refletir, rezar e agir. Convido a todos a estarem atentos e participarem das palestras esclarecedoras e às oportunidades de oração na Via Sacra e nos Círculos Bíblicos.

Quero também pedir uma atenção especial para os artigos deste número da nossa revista. O tema da CF2016 está presente em diversos artigos. Mas precisamos dar um destaque espacial à entrevista pastoral que foi encontrar a Catequese Especial. É um trabalho pouco expressivo quanto ao número de pessoas atingidas, mas muito importante, por abraçar as pessoas especiais. Também muito interessante a crônica ‘Loretando’ sobre um encontro do qual também participei, dos muito antigos jovens da Comunijovem da primeira metade da década de 1970.

Mais uma vez, no dia 10 de fevereiro, mesmo sendo quarta feira de cinzas, faremos a experiência do Santuário Aberto durante todo o dia para manifestarmos a nossa devoção à nossa padroeira, orientados pelos Guardiões do Santuário.

Nossa Senhora de Loreto, nossa Padroeira, rogai por nós.

  1. Sebastião Noronha Cintra, pároco.
btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM