Editorial
Querido paroquiano, prezado leitor.
Com alegria muito grande lembramos o aniversário do nosso “O MENSAGEIRO”. Há 31 anos circula entre os paroquianos do Loreto procurando ser instrumento de comunicação. Como é bom rever o editorial do primeiro número e encontrar ali a missão da Pascom, pastoral de tempos atuais. Promotora da mesma comunicação e utilizando, além deste, diversos outros instrumentos novos, a Pascom assume “ser elo de ligação entre os paroquianos comprometidos nas pastorais, … incentivo para os paroquianos que não estão engajados ainda e testemunho para quem está fora da Paróquia.” (Editorial do nº 1).
O Santuário de Nossa Senhora de Loreto existe desde 1970. Sentimos que a missão de Matriz de uma grande paróquia assumiu a precedência na vida deste nosso templo. Agora surge a possibilidade de darmos a devida visibilidade ao Santuário. Por isso, a partir do dia da festa da nossa Padroeira este ano, vamos abrir as portas do Santuário, nos dias 10 de cada mês, para acolher os devotos e peregrinos que procurarem manifestar aqui sua devoção a Nossa Senhora de Loreto. A nossa igreja, que ficava fechada por motivos de segurança, para evitar visitas mal intencionadas, ficará aberta o dia todo nos dias 10 de cada mês. Uma equipe de ‘Guardiões do Santuário’ estará presente todo o tempo para acolher os visitantes e peregrinos. Será seu trabalho incentivar a oração, guiar a visita aos lugares do Santuário, apresentar informações sobre a devoção e a espiritualidade lauretana e orientar para a celebração dos sacramentos, principalmente da Penitência e da Eucaristia. O papa emérito Bento XVI alertava para a especial missão de acolher os peregrinos, ‘alguns dos quais se encontram em situações humanas e espirituais complexas, distantes da vivência da fé e com frágil sentido de pertença eclesial.’
Os Santuários, lugares aonde se vai para buscar, para ouvir, para rezar, se tornarão misteriosamente os lugares nos quais a pessoa poderá ser tocada por Deus através de sua Palavra, do sacramento da Reconciliação, da Eucaristia, da intercessão da Mãe de Deus e dos Santos. (Carta da Santa Sé aos Reitores dos Santuários, 2011)
Dia 8 de dezembro, festa da Imaculada, abre-se o Ano da Misericórdia. “A Porta Santa será a porta da misericórdia. Cada pessoa que entre poderá experimentar a misericórdia de Deus que consola, perdoa e dá esperança”. (Papa Francisco)
Nossa Senhora de Loreto, Mãe na sua Casa e no nosso Santuário, rogai por nós.
Sebastião Noronha Cintra, pároco.