Editorial
Querido paroquiano, prezado leitor.
Celebramos este mês, dia 14, a padroeira da comunidade barnabita de Jacarepaguá, dedicada a nossa Senhora sob o título querido de Mãe da Divina Providência, surgido na história da Congregação em Roma.
Envolvendo-nos no “cuidado da casa comum”, o papa Francisco nos recomenda a Educação Ecológica, propondo no nº203 da Encíclica Laudato Sí’ uma atitude nova dentro destes tempos de consumismo natalino. Ele afirma ”o mercado tende a criar um mecanismo consumista e as pessoas acabam sendo arrastadas pelo turbilhão de compras e gastos supérfluos.” Um consumismo obsessivo que leva a crer que todos são livres em uma suposta liberdade de consumir quando na realidade apenas uma minoria que detém o poder econômico e financeiro possui essa liberdade. A consequência é que, se poucos tem a possibilidade de manter essa vida consumista, poderá provocar violência e destruição recíproca: crises sociais e não apenas desastres ecológicos. Educação Ecológica parte da condição humana de escolher o bem e regenerar-se para além de todo condicionalismo psicológico e social, reagindo às tentações, abrindo-se ao bem. E cita o papa emérito Bento XVI na Encíclica Caritas in veritate (699): “Comprar é sempre um ato moral, para além de econômico”. Essa consciência permitirá novas atitudes e novos estilos de vida em sintonia ampla com a ecologia.
Começamos no mês passado a nossa Missão Popular na rua Tirol e vimos a alegria dos moradores cujas casa foram visitadas. A elas voltaremos no final deste mês e, assim esperamos, deveremos visitar muitas outras casas. Gostaríamos que todos tivessem um momento de contato com Jesus através dos missionários que bateram às suas portas. Que possam descobrir a Igreja aberta que vai ao encontro deles e abraçar cada um e cada uma. Percebam que, qualquer coisa tenha existido que os afastou desse caminho, poderá ser consertado e encontrar-nos para nova experiência. Domingo, 29 de novembro, será a nova visita. Inclusive para outras famílias. Até lá, missionários e amigos do Alto Tirol.
O artigo de capa traz as mensagens do papa Francisco passando pelas diversas nações do mundo por onde ele andou. Temos uma maravilhosa coleta de textos conforme os objetivos das suas viagens.
A nossa Pascom traz também este mês a entrevista com o grupo Oficinas de Oração e Vida. Seguindo o método do Frei Inacio Larrañaga, as Oficinas propõem uma experiência de oração ensinando o passo a passo.
Maria, Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, rogai por nós.
- Sebastião Noronha Cintra, pároco.