Editorial
Querido paroquiano, prezado leitor.
O que marca o nosso mês de outubro é o “Dia Mundial das missões”. E a mensagem do papa para esse dia lembra ter coisas fundamentais. O primeiro ponto é a lembrança do cinquentenário do documento “Ad gentes” do Concílio Vaticano II sobre as missões. Lembrava o forte impulso missionário deixado na Igreja por Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões, que de dentro do Carmelo assumiu a sua vocação de ir levar a palavra do Evangelho aos lugares mais distantes e mais necessitados. O segundo ponto é a ligação entre a vida consagrada e a Missão. Se todo batizado é chamado a dar testemunho de Jesus, proclamando a fé que recebeu como dom de Deus, com muito mais força isso vale para a pessoa que se sente vocacionada a seguir mais de perto a Jesus. O chamado do Concílio motivou em muitas congregações religiosas um impulso a procurar novos ambientes onde viver aonde levar a mensagem de Jesus. Percebeu-se nesse tempo a presença de diversas Congregações religiosas em novas terras, em terras distantes levando a proposta da vida consagrada a novas civilizações e recebendo nessas congregações pessoas de outros povos. O terceiro ponto destacado pelo papa é a presença dos fiéis leigos nessa missão. Os consagrados são chamados a promover a participação dos leigos na missão como testemunhas e instrumentos vivos. São irmãos e irmãs que compartilham essa vocação missionária que advém do próprio batismo.
Acolhendo a solicitação da nossa Arquidiocese, começamos as visitas missionárias este mês visitando as casas da rua Tirol na sua parte mais alta. Faremos as 3 visitas propostas pela pastoral missionária, levando a vela com sua mensagem de luz da esperança; a água que lembra o batismo e a cruz que vai ser o sinal da adesão à comunidade cristã.
A nossa revista deste mês traz também a entrevista com a pastoral do Dízimo, para conhecermos este grupo de paroquianos que se dedica a ajudar a comunidade a doar o seu dízimo.
Temos também a continuação das entrevistas vocacionais com os seminaristas barnabitas que estão fazendo um estágio na nossa comunidade.
Por último, quero destacar a matéria sobre nossa peregrinação pelos Santuários Marianos e Lisieux acontecida em julho e início de agosto. Deixamos um pouco da nossa experiência nessas visitas e da emoção que acompanhou o grupo de paroquianos que lá estiveram.
Maria, nossa Senhora Aparecida e do Santo Rosário, rogai por nós.
- Sebastião Noronha Cintra, pároco.