Editorial
Querido paroquiano, prezado leitor.
Que alegria e que felicidade experimentamos ao acolher o convite do Papa Francisco para celebrar o dia de oração pelo Cuidado da Criação, estendendo para a Igreja Católica o que já era celebrado pelos Ortodoxos, no dia 1 de setembro. Na encíclica “Laudato Sí”, ele chama a atenção de todos para a nossa casa em tudo que se vê sobre ela e que deteriora a terra e a vida das pessoas. Começa mostrando o que é a poluição e as mudanças climáticas, os problemas da água, a biodiversidade, a deterioração da qualidade de vida humana e a desigualdade que permeia o mundo fazendo sofrer principalmente os mais fracos. Depois de olhar com admiração para o Evangelho da Criação, descobre a raiz humana desta crise. Pode então propor a ‘educação para a responsabilidade ambiental incentivando comportamentos que vão incidir no cuidado do meio ambiente como evitar o uso de plástico e papel, reduzir o consumo de água, diferenciar o lixo, conter o desperdício, usar transporte público, plantar árvores, apagar as luzes desnecessárias.’ Por isso queremos implementar algumas atitudes na igreja que sejam educativas e possam motivar-nos a agir assim também em outros lugares. Cuidar do jardim, não desperdiçar comida, favorecer a reciclagem são algumas ações. Assim diz papa Francisco: “mesmo que suas economias lhe permitam consumir e gastar mais”, a pessoa pode resguardar-se do uso de certas coisas para ser cuidadosa com o meio ambiente. Essa pessoa adquiriu convicções e maneira de sentir favoráveis à ecologia. “Deus dos pobres, curai a nossa vida para que protejamos o mundo e não o depredemos, para que semeemos beleza e não poluição nem destruição”. (oração final da encíclica)
Setembro, mês da Bíblia. Que importância estamos dando à Palavra de Deus? Nos Círculos Bíblicos e nas reuniões de pastorais estamos praticando a Leitura Orante? Veja como é no Espaço Teológico. Na Entrevista Pastoral desde mês podemos conhecer um pouco mais dos Cursos da Palavra. Aproveitemos para visitar a Mostra Bíblica no Colégio Ressurreição, no Recreio dia 13/09.
Vamos intensificar nossas orações pelo Sínodo das Famílias a se realizar no próximo mês de outubro no Vaticano. As preces vão expressar nosso interesse por tão importante acontecimento.
E no dia 8 de dezembro se inicia o Ano Santo da Misericórdia. O Papa insiste em participarmos dos benefícios que este ano estará oferecendo a todos na Igreja. Palavra e gesto de perdão, apoio, ajuda, amor de Deus, rico em misericórdia.
Maria, elevada ao céu, Mãe e Rainha de toda a criação, rogai por nós.
- Sebastião Noronha Cintra, pároco.