Dom Orani João Tempesta é nomeado Cardeal
“O nome de Dom Orani foi aplaudido de forma vibrante no momento do anúncio do cardinalato”, afirmou, dos estúdios da Rádio Catedral FM 106,7, monsenhor Sérgio Costa Couto, capelão da Igreja do Outeiro da Glória, neste domingo, dia 12 de janeiro, sobre a notícia da criação do arcebispo do Rio como Cardeal.
“Nosso arcebispo que já tem uma importância nacional, agora terá que se debruçar sobre a parte internacional, sobre a Igreja toda. O cardeal tem a função de acompanhar e, muitas vezes, de representar o legado pontifício”, disse monsenhor.
Ele explicou que os cardeais também recebem funções em Roma, eles são membros da Congregação para o Culto Divino, educação católica, formação dos bispos e do clero, diversos Dicastérios da Santa Sé.
“Não são funções executivas, eles são conselheiros”, explicou monsenhor. A função de conselheiro se desenvolve em mais de uma maneira, nos consistórios ordinários e extraordinários”, afirmou.
Na questão civil, nas listas de precedência do Itamaraty, seguidas em solenidades, o nome do cardeal fica imediatamente após o do vice-presidente da República. “Como afirmou Dom Orani, mas do que uma honra o cardinalato é uma grande responsabilidade”, disse.
Do Site da Arquidiocese do Rio de Janeiro