Dogma Luzes no Caminho da Fé
Dogma é uma verdade revelada por Deus, e, como tal, diretamente proposta pela Igreja à nossa fé.
O termo DOGMA está ligado também às ideologias, ou conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. São verdades absolutas que não permitem discussão. É um conjunto lógico, sistemático de representações (idéias e valores) e de normas ou regras, que indicam ou prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e com devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar o que devem sentir e fazer.
Na Igreja Católica a Revelação e Autoridade da Igreja são as fontes dos dogmas, pois dá a conhecer o ensinamento divino em seu próprio conceito: tal é a primazia de Pedro e de seus discípulos e, como consequencia, a infalibilidade pontifícia.
Com isto o DOGMA é imutável e definitivo (não pode ser revogado). Para que um ensinamento da Igreja seja considerado um DOGMA é necessário o sentido de estar suficientemente manifestado, deve ser definido pela Igreja como verdade revelada.
Podemos aperfeiçoar o entendimento da verdade revelada, mas nunca destruí-la ou negá-la. O Dogma pode estar contido na Bíblia ou na Tradição apostólica que não foi escrita, mas que tem para Igreja o mesmo valor da revelação da Bíblia, por exemplo, o Credo como é rezado não está na Bíblia, mas veio da tradição.
Os Dogmas não são grades que impedem o caminhar dos teólogos, ao contrário, são luzes no caminho da nossa fé que o iluminam e tornam seguro. Eles são para o povo de Deus como os trilhos são para um trem, são meios que dão ao veículo segurança e possibilidade de ir muito longe. O que seria do trem se saísse dos trilhos?
Os Dogmas sobre Deus garantem que ele existe que é único, mas são Três Pessoas divinas formando um só Deus (Pai e Filho e Espírito Santo), com igual poder e majestade, que ele é eterno, onipotente, onipresente, onisciente, amor e misericórdia, Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis e tudo o que existe foi criado por Deus
Os Dogmas sobre os Sacramentos, afirmam que Cristo instituiu sete Sacramentos: Batismo, Crisma, Confissão, Eucaristia, Ordem, Matrimônio e Unção dos Enfermos. A Igreja recebeu de Cristo o poder de perdoar os pecados cometidos após o Batismo pelo Sacramento da Confissão. Cristo está presente na Eucaristia pela transubstanciação de toda substância do pão e do vinho.
Os Dogmas sobre os últimos acontecimentos afirmam que existe a vida eterna, o Céu, o Inferno e o Purgatório, o fim deste mundo e a segunda vida de Cristo, a ressurreição dos mortos no último dia e o Juízo Universal.
Sendo verdade da fé inquestionável onde cremos plenamente que Cristo subiu em corpo e alma aos céus e está sentado à direita de Deu Pai – Jesus Cristo é verdadeiro Deus e Filho de Deus por essência – Jesus Cristo, ainda que homem é Filho Deus – Cristo nos resgatou e reconciliou com Deus por meio do sacrifício de sua morte na cruz.
TUDO O QUE EXISTE FOI CRIADO POR DEUS A PARTIR DO NADA.
Que nosso Deus Pai nos abençoe.
Joel Pastoral da Liturgia