: : : O  M E N S A G E I R O : : :
Clique Aqui para ouvir o som|  Rio de Janeiro,
N. Senhora de Loreto
Na Antártida
Histórico do Santuário
Hino e Oração
Missa Própria
Angelus
Expediente Paroquial
Atividades Pastorais
Calendário Geral
O Mensageiro
Ore Conosco
Galeria de Fotos
Fundo de Tela
Casa da Betânia
CEPAR

 
Maria, mulher do Presépio |DEZEMBRO

A palavra presépio significa estrebaria, manjedoura para animais.
Nosso Senhor Jesus Cristo ao nascer na gruta de Belém, foi envolto em faixas e colocado sobre uma manjedoura de palha.

É o Presépio.

No presépio encontramos outras personagens, mas o centro é o Menino Jesus, que é Deus e Salvador.

O menino Jesus é uma criancinha, frágil como as criancinhas recém-nascidas. Uma criancinha que precisa do auxilio das criaturas que têm frio e fome.

No presépio, junto a manjedoura, velando o primeiro sono de seu divino Filho, vemos Nossa Senhora. Ela é a mulher do presépio.
Este papel exalta Maria? Toda a sua grandeza é ter sido escolhida para Mãe de Deus. Todo o seu poder está em seu Filho, recém nascido. Por si mesma, ela nada pode sendo a mais desprovida das criaturas e das servas a mais pobre, na medida em que, cheia de graça ela conhece mais exatamente seu estado de criatura.

No presépio encontramos o Menino com sua Mãe. Neste lugar, Maria é aquela que restabelece em toda a sua profundidade feminina, a natureza de notícia Alegre, de Boa Nova, que Eva havia perdido. Maria transpira alegria, ao transformar em festa a aridez da estrebaria, iluminada pelo nascimento da criança. Eis o anúncio da grande alegria: “ Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo Senhor, da cidade de Davi”. (Lc 2,11). O temor, a insegurança, a exclusão, a angústia foram afugentados pelo fato de que o centro do mistério do Presépio é o Menino. “Não tenhais medo!” (Lc 2,10).

Na estrebaria a presença de Maria se acha impregnada pelo gozo, devido a uma ação do Espírito Santo. Esta alegria significa “espera cheia de esperança do cumprimento final das promessas”.

Ela se associa à alegria do Mistério e exerce a sua maternidade, envolvendo a criança com faixas e reclinando-a numa manjedoura. (Lc 2,7).

Ao ver Maria no Presépio empolga-nos um desejo de sermos seus filhos pequeninos, para termos a sua proteção e o seu carinho maternal, porque se os tivermos, de nada mais precisaremos na Terra.

A cena do presépio é a mais humana que se possa imaginar. Em cada Natal, Maria é a mulher que nunca deixa o presépio ser monótono. Em cada Natal, gostamos mais do nosso Presépio!

 
 
 

VEJA NO MÊS DE DEZEMBRO/2008:


- Página 01
- Página 02
- Página 03
- Página 04
- Página 05 e 06
- Página 07
- Página 08 e 09
- Página 10
- Página 11 e 12
- Página 13
- Página 14
- Página 15
- Página 16
 
 
Ore Conosco
cf2008

Você já é um voluntário para o JMJ 2013?
Vou abrigar os peregrinos.
Vou ser voluntário
Ainda não me decidi.

Resultado Parcial
Enquetes Anteriores
JAN FEV MAR
ABR JUN
JUL AGO SET
OUT NOV DEZ

JAN FEV MAR
ABR JUN
JUL AGO SET
OUT NOV DEZ

JAN FEV MAR
ABR JUN
JUL AGO SET
OUT NOV DEZ

ABR MAI JUN
JUL AGO SET
OUT NOV DEZ
JAN FEV
JAN FEV
JAN FEV
JAN
JAN
JAN
JAN
Recebemos Pedidos de Oração para serem colocados no altar do Santuário