
Curso de Noivos da Pastoral Familiar
Histórico do Curso de Noivos I
O Curso de Noivos faz parte da Pastoral Familiar. Antes de 1979 os casais da comunidade faziam o curso, com duração de um dia, na Paróquia da Praça Seca.
Em 1979 o Pe. Sebastião criou o curso na paróquia. O curso era realizado aos domingos à tarde, durante seis semanas, nas salas ao lado do Loretão (abaixo do atual Salão Zacarias).
O objetivo era permitir a chance de formar melhor os casais para o matrimônio através da evangelização.
A equipe era formada por sete pessoas, sob a coordenação do casal Joaquim e Selma, que distribuía as palestras e tarefas ao longo dos seis domingos.
Em 1985 alguns casais que participavam do ECC sentiram-se motivados a participar do trabalho nos cursos. Foi aí que propuseram a mudança do dia, horário e local dos mesmos, que passaram a ser ministrados aos sábados, das 19:30 às 22:00 h, no salão do Seminário.
Posteriormente passou-se para o Salão do Sagrado Coração de Jesus, devido à utilização do seminário para a formação dos seminaristas.
A dinâmica dos cursos também foi modificada, passando-se a arrumar as cadeiras em círculo, a fazer-se crachás, mensagens, lembranças, etc. Cada curso passou a ter um coordenador, auxiliado por um casal de apoio da equipe a cada sábado. A equipe era formada por seis casais na ocasião.
Desde então são ministrados seis cursos por ano, mas chegou-se também a realizar cursos aos domingos para atender aos casais de noivos que trabalhavam aos sábados à noite.
A missa de encerramento do curso era então celebrada pelo Pe. Sebastião no próprio ambiente. Era uma missa muito especial, toda explicada em cada detalhe, no último dia do curso. Mais tarde optou-se por convidá-los a participar da missa das 19:30 h, no dia do encerramento do curso, como uma forma de integrá-los à comunidade.
Neste último dia do curso, os pais de cada um deles são convidados a participar da missa, de uma palestra sobre a importância deles na vida do futuro casal e da confraternização.
A cada sábado faz-se duas palestras e, naquela época, durante o intervalo entre elas, os casais desciam para lanchar na cantina. Devido a demora no retorno deles ao salão, resolveu-se fazer o lanche também no próprio ambiente, com a participação dos casais da equipe e das noivas (elaboração dos doces ou salgados) e noivos (suco ou refrigerante). Pede-se a dois ou três casais que voluntariamente tragam o lanche. No dia do encerramento todos os casis, inclusive a equipe trazem lanche para a confraternização.
O curso de noivos segue a orientação da Arquidiocese do Rio de Janeiro para os temas das palestras. São eles: Direito Canônico, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Sacramentos, Sacramento do Matrimônio, Relacionamento entre Pais e Filhos, Paternidade Responsável, Religião, Bíblia e Igreja, Oração na Vida do Casal, Harmonia Conjugal e Comunicação.
Os participantes da equipe de trabalho dos cursos de noivos reuniam-se ao final de cada um dos cursos para uma avaliação, no sentido de melhorar cada vez mais os cursos.

Com o crescimento da equipe de trabalho novas atividades foram introduzidas. Uma delas é o Reencontro de Noivos, hoje chamado de Encontro de Recém Casados. Inicialmente eram dois encontros por ano. Hoje apenas um. Já foram realizados dezesseis até o momento.
Neste encontro são convidados os casais já casados que fizeram o Curso de Noivos na Paróquia.
Eles passam um domingo participando de atividades relacionadas ao dia-a-dia dos casais e têm a oportunidade de fazer uma avaliação do seu relacionamento desde o casamento até o momento presente.
Hoje em dia a equipe conta com 31 casais e, por esse motivo há possibilidade de se desenvolver e distribuir bem as tarefas relacionadas ao Curso de Noivos. Desse modo, hoje a equipe participa da elaboração das entrevistas com os casis para a inscrição no curso, juntamente com outras pessoas da comunidade, trabalho esse antes realizado pelo Pe. Sebastião.
Participa da orientação dao noivos no dia do casamento (cerimonial), sendo responsável pelas músicas durante as cerimônias; há um casal responsável pelo controle das finanças do curso, pois cada casal da equipe contribui com R$6,00 por mês, que são aplicados em xerox, material de higiene e limpeza, equipamentos para som e imagem, festivas, aprofundamentos, etc. A equipe conta também com casais responsáveis por Festivas e Eventos, Aprofundamentos para a equipe, Visitação para o Encontro de Recém-Casados (contando para este último evento com a colaboração de casais da comunidade que não fazem parte da equipe do Curso de Noivos), Tesouraria, Secretaria , Cerimonial, Entrevistas com os noivos e Confecção de Ata.
A equipe do curso de noivos reúne-se para reflexões a cada 15 dias, realiza 2 aprofundamentos e 2 confraternizações por ano (festa junina e final de ano).
Atualmente os cursos funcionam com um casal coordenador e três casais de apoio que dividem entre si as tarefas desenvolvidas durante os seis sábados.
Este ano de 2006 estamos chegando ao curso de número173; com a média de inscrições é de 15 casais por curso, pode-se chegar ao número aproximado de 2.595 casais participantes desde o início das atividades de preparação para o Sacramento do Matrimônio na nossa Paróquia.
Atualmente , a coordenação é do casal Celiton e Fábia.
RESUMO DAS ATIVIDADES
1 - Nome da Pastoral:
Curso de Noivos Nossa Senhora de Loreto
2 - Dias de Reuniões:
As quartas feiras de 15 em 15 dias
3 - Numero de Agentes
Hoje conta com 26 casais
4 - Estrutura do curso:
A pastoral atua basicamente no seio familiar e o público alvo são casais de noivos que desejam o sacramento do matrimônio. O curso é ministrado durante seis semanas, aos sábados , no horário de 20:00 hs as 22:00, divididos em 2 tempos. No intervalo, é servido um lanche.Cada curso deve contar com no máximo 20 casais.
Os assuntos abordados são:
Dinâmica com os noivos, Religião, Bíblia e Igreja, Paternidade Responsável, Oração na Vida do Casal, Direito Canônico, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Relacionamento Pais e Filhos, Harmonia Conjugal e Sacramentos. No final do curso, os participantes assistem a missa junto com a comunidade. Os pais também são convidados. Após a missa, há o encerramento oficial onde os noivos dão depoimentos sobre como viveram esta experiência. No mesmo momento, os pais assistem, sem a presença dos noivos,uma palestra sobre como devem encarar este sacramento que os seus filhos estão prestes a receber.
5 - Estrutura da pastoral:
Os trabalhos na pastoral são divididos entre seus agentes.
Trabalham em cada curso 4 casais, sendo um casal coordenador e três casais de apoio.A pastoral tem equipe de secretaria, tesouraria, cerimonial, entrevista, aprofun-damento , festivas e confecção de ata. Todos os membros são requisitados a participar em alguma dessas equipes.
6 - Atividades extra curso:
O curso de Noivos também faz a entrevista inicial com os noivos e participa do Cerimonial no dia do casamento.
7 - Evangelização para os agentes da pastoral:
São realizados 2 aprofundamentos por ano, normalmente durante todo o dia e quase sempre em local fora da paróquia.Além desses, as reuniões da equipe, são divididas em 2 tempos.No primeiro tempo, é feita uma reflexão sobre diversos assuntos, que pode ser religioso ou social. No segundo tempo, são tratados assuntos específicos da pastoral.O Curso de Noivos também está presente nas 40 horas e na Vigília de Pentencostes.
8 - Atividade para os noivos após o curso.
O CN realiza uma vez por ano o Encontro de Recém-Casados com Cristo. Para este encontro são convidados todos os casais que fizeram o curso, e se casaram, nos últimos 2 anos.É feito num domingo, no horário de 8:00 hs as 15:00hs e aborda diversos temas relativos a vida de casados. Tem a estrutura de um "mini ECC".
9 - Eventos sociais para os agentes e convidados:
Por ano, é realizado uma Festa Junina e no fim de ano uma Confraternização Geral.
10 - Qualificação dos agentes:
Os agentes devem ser necessariamente casados ( civil e religioso) e antes de participar como membro da pastoral, assistem a um curso por inteiro. Depois, decidirão sobre a permanência na pastoral.
11 - Recursos financeiros.
Cada casal, participa com uma doação mensal , com valor decidido em reunião. Esta quantia é destinada ao custeio dos cursos.Cada casal deve também doar 1kg de macarrão para ser doado a Ação Social do Loreto.
12 - Quantidade de cursos.
Normalmente, são realizados 6 cursos por ano.
13 - Contatos:
Para maiores esclarecimentos contatar:
Celiton e Fábia (coordenadores da pastoral)
Tel.: 2447-8997
Beto e Alice Tel.: 2435-1646
e-mail: betali@oi.com.br
Depoimento
Entramos no Curso de Noivos em 1993. Em todos esses anos aprendemos com a equipe e com todos os casais que participaram do curso o quanto é importante a valorização da família Cristã. Lá, vivemos momentos felizes. O Curso de Noivos, para nós, se transformou na nossa segunda família. O trabalho que desenvolvemos na pastoral é pequeno pela retribuição das graças que recebemos de Deus.Agradecemos diáriamente a Deus por essa oportunidade de nos colocarmos a Seu serviço.
Beto e Alice |