: : : O  M E N S A G E I R O : : :
Clique Aqui para ouvir o som |  Rio de Janeiro,
N. Senhora de Loreto
Na Antártida
Histórico do Santuário
Hino e Oração
Missa Própria
Angelus
Expediente Paroquial
Atividades Pastorais
Calendário Geral
O Mensageiro
Fotos
Figuras
Fundo de Tela
Casa da Betânia
CEPAR

Sejamos generosos com os pobres | DEZEMBRO

Uma das grandes marcas do Cristianismo, se não a mais importante de todas, é a generosidade. O cristianismo todo está baseado nesta qualidade de fazer não somente aquilo que é esperado, mas ultrapassar e em muito o mínimo que se espera de nós.

A Bíblia é o livro da generosidade por excelência. Ela fala da grande generosidade de Deus em nosso favor. E por esta generosidade também chegamos ao 20.º ano da edição do jornal "O Mensageiro", esta fonte de bênçãos e graças que adentra mensalmente os nossos lares, escritórios, escolas, hospitais, casas de recuperação, espaços de convivência, entre outros, para levar a esperança de dias melhores, a fé que remove montanhas e a alegria da salvação a quem o lê. Desejo a todos que nele labutam muita perseverança e determinação, assim como a todos os colaboradores, muita inspiração de Deus, tanto para o enriquecimento espiritual desta obra como para a edificação de vossa vida como a de muitas outras. Sinceramente, meus parabéns, muitas alegrias e a Paz do Senhor. Que nós encontremos tempo em nossa vida para sermos vitoriosos no que concerne, em especial, à generosidade.
Por outro lado, ninguém no Brasil pode afirmar que desconhece a dor dos pobres e miseráveis. Os jornais e revistas apresentam reportagens e fotografias da situação enfrentada pelos pobres, os telejornais colocam dentro dos lares a condição de extrema miséria em que se encontram crianças e idosos, principalmente, mas também jovens e adultos.

Os pobres estão em toda parte. São crianças de rua, mendigos, idosos desamparados, jovens adultos sem lar, sem emprego, doentes sem alimentação. Completamente desassistidos em todas as áreas da vida humana.

Qual a nossa responsabilidade diante desse quadro? Sabemos que Deus não tolera a injustiça (Am 2, 6) e também o que não socorre o necessitado (Mt 25, 41-46). A recomendação expressa que Jesus nos faz é que tenhamos misericórdia pelos que padecem, oferecendo-lhes assistência. Como Jesus, a Igreja deve ter compaixão para com os que sofrem, os que são marginalizados, os que são discriminados, os que perecem, procurando acolhê-los, concedendo-lhes esperança de uma vida melhor neste mundo e de plena felicidade na eternidade.

Amados, a Igreja tem que ser Comunidade do Amor e da Justiça Integral. A Igreja fundada por Jesus Cristo tem como característica distintiva a prática do amor. Os membros dessa Igreja serão reconhecidos como tal pelo amor que reina entre si (Jo 13, 34.35). O amor deve se evidenciar em todas as dimensões, como na ajuda aos pobres. Deus nos motiva para esse trabalho, pois assim se manifestará a justiça integral de Deus. É imperioso a consideração dos seguintes textos, pois eles falam de nossa responsabilidade social para com os pobres: Dt 15, 7; Pr 19, 17 e I Jo 3, 17.

Irmãos, precisamos ser a Igreja Comunidade da Ação. Jesus Cristo veio ao mundo a trabalho. Em Jo 5, 17, disse Jesus: "Meu Pai continua agindo até agora, e eu ajo também. Em Mc 6, 30-34 registra-se o trabalho intenso de Jesus e seus discípulos a ponto de nem terem tempo para alimentar-se. Lucas ainda afirma em At 10, 38 que Jesus "andou por toda a parte fazendo o bem". O exemplo dos cristãos e da Igreja é Jesus Cristo e o seu exemplo é trabalho, ação. Logo, como não agiria sua Igreja de igual forma? Pedro, João, Tiago, Paulo, outros apóstolos e discípulos e as Igrejas primitivas trabalhavam com afinco para o crescimento do Reino de Deus e a promoção da justiça. Onde a Igreja chegava, ela alterava comportamentos e impunha, com amor, uma nova realidade. A Igreja hoje não deve restringir sua ação maior ao culto comunitário. A celebração do culto é uma atitude de adoração a Deus, de comunhão com os irmãos, mas também de capacitação espiritual e de desafio para o serviço cristão. Vida cristã é trabalho, ação, serviço. É preciso agir hoje para cumprir a vontade de Deus. E há muito o que fazer. Sugerimos algumas atividades que poderão ser desenvolvidas individualmente ou pela Igreja, sob a direção da união de adultos, em cooperação com a ação social. O objetivo é cooperar na promoção de pessoas necessitadas, socorrendo, ensinando e capacitando-os a uma atividade de auto-sustento. Fazendo tudo em amor, oração e dependência de Deus, esta obra será maravilhosa de ser feita e não um peso ou algo estressante. Caso não venhamos a praticar a Palavra de Deus, ficando apenas no estudo dessa matéria, cairemos no mesmo erro de um grupo de cristãos a quem uma mulher desabrigada pediu ajuda. Um membro do grupo prometeu orar por ela. Mas a ajuda concreta ele não ofereceu. Passado algum tempo desse episódio, ela escreveu o seguinte poema e o entregou a um dos membros daquele grupo da Igreja: "Eu tive fome, e tu formaste um grupo humanitário para discutir minha fome. Estive preso e tu te retiraste discretamente e oraste por minha libertação. Estava nua e, na tua mente, questionaste a moralidade da minha aparência. Estive enferma e tu te ajoelhaste e agradeceste a Deus por tua saúde. Estava desabrigada e tu me falaste do abrigo espiritual do amor de Deus. Estava solitária e tu me deixaste sozinha a fim de orar por mim. Parecias tão santo, tão próximo de Deus! Mas eu ainda estou com fome... e sozinha e com frio". Dai-lhes vós de comer é a ordem de Jesus que continua valendo. Até que tenhamos uma realidade social mais justa.

Sejamos generosos, abramo-nos a esse apelo do Senhor e assim estaremos com o nosso coração em Paz com Deus e poderemos viver um Natal diferente de todos os outros já vividos.

Um beijo no coração de todos os meus queridos irmãos e um Santo Natal!!!

Ricardo da Liturgia das 10h
ricardomoyses@globo.com
 
 
VEJA NO MÊS DE DEZEMBRO/2004:

- Página 01
- Página 02
- Página 03
- Página 04
- Página 05
- Página 06
- Página 07
- Página 08
- Página 09
- Página 10 e 11
- Página 12
- Página 13
- Página 14
- Página 15
- Página 16
- Página 17
- Página 18
- Página 19
- Página 20

Convites:

cf2008

"Buscai primeiro o Reino de Deus e tudo mais vos será acrescentado".
Qual a sua preferência na escolha do tempo que você gasta?
Para Família
Para o Trabalho
Para Deus

Resultado Parcial
Enquetes Anteriores
JAN


JAN FEV
JAN FEV
JAN
JAN
JAN
JAN
Recebemos Pedidos de Oração para serem colocados no altar do Santuário
HTMLcounter.com!