Debate Fraterno

debate_ab2013

A Comissão da Campanha da Fraternidade realizou em 21/04, no plenário do Cepar, debate com o tema “Debate Fraterno”.

O evento visou discutir o papel do jovem na Igreja e como motivá-lo a assumir cada vez mais um papel atuante dentro da nossa paróquia,  o que cada movimento e pastoral pensa sobre o assunto e qual seu potencial para realizar ações preferenciais e promover o protagonismo juvenil. Neste contexto foi discutido também o que a Igreja pode fazer para atraí-los para o seu meio.

A reunião foi aberta com o cântico do hino da Campanha da Fraternidade e apresentação da Comissão da Campanha da Fraternidade que é composta pelo Fernando, Cris, Luiz, Igor, Clarinha, Simone, Bruna, Marcelle, Kiki e Vitor.

Foram propostos para debates três grandes temas a saber:

a) Opinião da Paróquia sobre a juventude
– O que o jovem espera da Igreja? – Você conhece as pastorais jovens de sua Paróquia?

b)  Dificuldade em lidar com a juventude
– Estar na Igreja X – Ser Igreja

c) Qual o papel do jovem na Igreja?
– Como eu enxergo o jovem na Igreja

Iniciando os trabalhos Fernando fez uma apresentação sobre o texto base da Campanha da Fraternidade deste ano.

Ao final colocou uma frase para a reflexão dos presentes “A Campanha da Fraternidade tem que deixar um legado senão não tem sentido”. (Pe Manoel Marangão – durante a abertura da CF 2013 na Catedral Metropolitana – RJ)

Passou a palavra para a Marcelle que apresentou um vídeo motivacional para os presentes.
Durante o café, a animação do evento ficou a cargo do Tio Fernando (violão) e Igor (vocal)
Apos o café, foram iniciados os debates tendo como mediadores o Tio Luiz e o Vitor.

Fizeram comentários sobre os painéis os seguintes grupos e pastorais: Ação Social, Setor Juventude, EJC, Comissão de Eventos, Fé e Dons, MESC, EAC, Irmã do Sagrado Coração, EPVM, Betânia e Pascom.

Regina do Sergio propôs que se criem um movimento para  engajarmos nossas crianças, adolescente e jovens também  no movimento da Mãe Peregrina de Schoenstatt

Os presentes foram estimulados a , durante o evento, apresentarem as suas sugestões de ações a serem executadas pela Paróquia para motivar a juventude.

Seguem a seguir as sugestões apresentadas:

  1. No EAC poderia ter o encaminhamento vocacional como tem no fé e dons
  2. Pastoral Vocacional
  3. Semana para cada pastoral
  4. Temos 53 finais de semanas e aproximadamente 40 pastorais / movimentos. Poderíamos ter um final de semana para cada pastoral.
  5. Divulgação dos movimentos jovens na paróquia
  6. Pintura do muro do CEPAR com a mão de obra jovem
  7. Equipe de aconselhamento
  8. Jovem tem que descobrir a eucaristia
  9. Jovens na catequese
  10. Criação de novas pastorais / movimentos
  11. Censo da juventude do loreto
  12. Encubadora de projetos / idéias
  13. O jovem precisa ser provocado para colocar em pratica seu espírito revolucionário também dentro da Igreja para buscar e conquistar seu lugar. Dar voz e espaço e provocação para o jovem mostrar que é preciso que ele também construa a Igreja.
  14. EAC falta doutrina. Falta um encontro menos superficial com mais verdade sem medir palavras.

Haverá em maio, caso haja disponibilidade de espaço na paróquia, uma próxima edição deste evento para que os movimentos e pastorais exponham ações concretas sobre o que foi discutido para aplicação ao longo do ano de 2013, visando deixar um legado da Campanha da Fraternidade.
O evento foi encerrado pelo nosso pároco com a oração da Campanha da Fraternidade.

Conheça mais detalhes deste evento: – apresentação do Tio Fernando sobre o texto base da Campanha da Fraternidade – http://www.slideshare.net/Pascom_Loreto/apresentacao-inicial-cf-2013

– Video motivacional – https://www.youtube.com/watch?v=c6DbaNdBnTM

Contribuição: Adauto

 

» CONFIRA AS FOTOS DO DEBATE FRATERNO EM NOSSA GALERIA DE FOTOS

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM