Corpus Christi 2014

Como um gesto de unidade, todos os fiéis da Arquidiocese do Rio estão sendo convidados a adorar o Santíssimo Sacramento durante a Semana Eucarística, entre os dias 12 e 19 de junho, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, no Centro.

Em sua 88ª edição, a Semana Eucarística visa preparar os corações dos fiéis para a Solenidade de Corpus Christi que, neste ano, acontecerá no dia 19 de junho, com extensa programação. O tema central será “Eucaristia e Caridade”, que assim como o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”, (Mt 14,16), faz ligação com o Ano da Caridade, que está sendo vivido na arquidiocese em 2014.
Os momentos de adoração serão conduzidos pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, pelos bispos auxiliares da arquidiocese e por diversos clérigos. Irmã Gabriela da Anunciação, que faz parte da equipe de Coordenação de Pastoral, frisou que participar desta semana de adoração é também um sinal de comunhão entre todas as frentes pastorais da Igreja. “Como fazemos todos os anos, essa preparação é muito bonita porque reúne todas as pastorais e movimentos afins da arquidiocese. Como toda a festa, quando você prepara bem, você vivencia bem. Precisamos nos preparar para a festa do Corpo de Cristo. É Jesus que se entrega, em Corpo, Sangue, alma e divindade. É uma grande oportunidade de estarmos juntos”, disse.
É importante sinalizar que diferente dos outros anos, a adoração para os colégios religiosos, estaduais e públicos não será na primeira quinta-feira, mas sim, no sábado, dia 14 de junho. O santuário está localizado na Praça Dom Sebastião Leme, 11.

 

corpus-christi-2014

Programação:

12 de junho, quinta-feira

18h – Celebração Eucarística solenizada

13 de junho, sexta-feira

15h – Hora Santa do Apostolado da Oração
Oficiante: Dom Assis Lopes
18h – Celebração Eucarística solenizada
20h – Hora Santa dos Movimentos Leigos
Oficiante: Dom Pedro Cunha Cruz

14 de junho, sábado

9h – Crianças e adolescentes (Rio Celebra, com transmissão pela Redevida), Catequese especial, Catequese Eucarística, Coroinhas, Cruzada Eucarística, Infância Missionária, Movimento Eucarístico Jovem, Perseverança, escolas católicas, públicas e particulares, crianças da catequese paroquial e crianças em geral
Oficiante: Cardeal Orani João Tempesta
11h – Pastoral Vocacional e clubes vocacionais
Oficiante: Dom Paulo Cezar Costa
15h – Juventude
Oficiante: Cardeal Orani João Tempesta
19h – Celebração Eucarística solenizada
20h – Assembleia geral da Adoração Noturna
Oficiante: padre José Laudares de Ávila
21h – Adoração Noturna
Oficiante: padre José Laudares de Ávila

15 de junho, domingo

6h, 8h, 10h – Missas dominicais
12h – Portadores de deficiência
Oficiante: padre Roberto dos Santos Pereira
14h30 – Mescs, Acolhimento e todos os grupos ligados à liturgia
Oficiante: Dom Edson de Castro Homem
16h – Guarda de Honra do Santíssimo Sacramento
Oficiante: padre José Laudares de Ávila

16 de junho, segunda-feira

15h – Clero
Oficiante: Cardeal Orani João Tempesta
17h – Religiosos, institutos de Vida Consagrada e Novas Comunidades
Oficiante: Dom Roberto Lopes, OSB
18h – Celebração Eucarística solenizada
20h – Pastoral Familiar e todos os movimentos, grupos e associações ligados à família
Oficiante: Dom Antonio Augusto Dias Duarte

17 de junho, terça-feira

10h – Hora Santa com os Movimentos Marianos (Federação das Congregações Marianas, Legião de Maria, Movimento Apostólico de Schöenstatt, Pia União das Filhas de Maria, Rosário em Família)
Oficiante: Dom Edson de Castro Homem
18h – Celebração Eucarística solenizada

 

18 de junho, quarta-feira

10h – Hora Santa com o Vicariato Episcopal para a Comunicação Social (artistas, Rádio Catedral, Pascom, jornal “Testemunho de Fé” e outros)
Oficiante: Dom Roque Costa Souza
15h – Hora Santa dos Círculos Bíblicos e grupos de reflexão

Oficiante: Dom Luiz Henrique Brito
18h – Celebração Eucarística solenizada
20h – Hora Santa do Vicariato para a Caridade Social (Ação Católica Operária, Banco da Providência, Círculos Operários, Juristas Católicos, Juventude Operária Católica, Liga Católica Jesus, Maria e José, M.F.C., Médicos Católicos, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Terceira Idade, Pastoral das Domésticas, Pastoral das Favelas, Pastoral do Menor, Pastoral do Trabalhador, Pastoral Penal, Renovação Cristã, Toca de Assis)
Oficiante: Dom Paulo Cezar Costa

19 de junho, quinta-feira – Solenidade de Corpus Christi

6h, 8h – Missas festivas
10h – Solene Concelebração Eucarística presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta
15h30 – Vésperas na Igreja Nossa Senhora da Candelária
16h – Procissão de Corpus Chisthi

Quem desejar pode levar alimentos não perecíveis para serem ofertados aos mais necessitados e vela para ser acesa ao final da procissão.

 

Retirado do site da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM