Coral Nossa Senhora de Loreto Canta no V Canta Del Rei

“Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delicia eterna e alegria ao vosso lado”. Sl. 15(16)

Com as bênçãos de nosso pároco e amigo Pe. Sebastião e com grande alegria, garra e disposição, partimos para o V CANTA DEL REI, Festival Nacional de Corais, realizadoentre1º e 4 de maio em São João Del Rei, terra das igrejas, das pontes, dos corações.

Ao pisarmos em solo mineiro, após uma viagem um pouco mais longa do que o “normal”, por volta das sete da noite, fomos recebidos com um espetáculo de Deus: um límpido céu, com lua e estrelas em perfeita harmonia com a silhueta de uma das” igrejas”, que lembrava nossos desenhos da velha infância.

Rapidamente refeitos da viagem, partimos para nossa primeira apresentação: Teatro Municipal, abertura do Evento, onde treze corais se apresentaram e pela ordem, éramos os últimos, e por este motivo, cerca de apenas cem pessoas ficaram para nos assistir, visto a hora avançada e o cansaço natural do primeiro dia de viagem, a maioria de outros estados. Porém, isto não nos abalou e apresentamos empolgadamente nosso repertório: “Meu Pais”, “Caçador de mim” e “We are the World”, esta última, arrancando da pouca, mas atenciosa platéia os brados de: Lindo, lindo, valeu, bis!

Na manhã seguinte, paralelamente ao evento cultural, curtimos várias atividades na cidade como passeios a pé, de trem “Maria Fumaça” com seu famoso e velho “apito” nos mostrando orgulhosamente as maravilhas da Serra da Mantiqueira, e claro, as delícias da cozinha típica mineira caseira: feijão, torresmo, além das deliciosas sobremesas. À tarde, nossa apresentação aconteceu no Teatro Conservatório de Música PE José Maria Xavier. Desta vez, fomos o sexto a nos apresentar e com público bem maior, “We are the world” tornava-se nosso sucesso. À noite uma surpresa, reunidos num restaurante um excelente pianista, nosso maestro Luis e um “crooner”, Ismael da Rita deram um show para todos os presentes, esbanjando bom gosto na escolha das músicas, talento e versatilidade e muita alegria, conquistando os “corações” de “S.João del Rei”, cidade das artes. Nosso prazer em cantar e poder evangelizar com os talentos que Dele recebemos, só confirmam o que é tanto anunciado pelo nosso Papa Francisco: a importância da alegria do cristão no mundo de hoje.

Iniciamos o sábado com o tradicional Cortejo Canta Del Rei, com a participação da Banda Santa Cecília da Prefeitura Municipal, simplesmente inesquecível. Com a sensação de uma “volta ao passado”, tempo de “ginásio”, onde sempre cabia um momento de civismo e desfile com galhardia (essa é da antiga) lá íamos nós marchando e entoando vibrantes canções, acompanhados pela excelente banda, irradiando alegria e fé pelas ruas ao empunharmos nossas bandeiras, orgulhosos em apresentar e louvar nossa protetora e Mãe Nossa Senhora de Loreto. O desfecho desta atividade aconteceu nas escadarias do Teatro com todos os corais apresentando o hino oficial da cidade hospitaleira. Ainda neste dia participamos de uma de nossas mais bonitas apresentações, na Igreja de São Gonçalo Garcia, juntando-se ao ambiente mais do que propício, casa de Deus a perfeita acústica, cantamos emocionados: “Obrigado, Senhor”, “Ave Maria Gounod”, “Oração pela Paz”, e “Exodus”, calorosamente aplaudidos.

Iniciamos nosso domingo, último dia, com a Santa Missa na Igreja S. Francisco de Assis com a participação de um magnífico coral. Após a missa, pudemos apreciar a beleza das pinturas e quadros sobre a vida do santo padroeiro expostas nos diversos altares da própria igreja. Daí seguimos para as escadarias da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, onde todos os corais formaram o “Grande Coral Canta Delirei” apresentando: “No Rancho Fundo” e “Aquarela do Brasil”, sob a regência do maestro Paulo Miranda, ao qual rendemos nossa gratidão pelo empenho, dedicação e organização de todo o Evento.

Cabe ressaltar o agradecimento especial a todos que nos proporcionaram esta alegria: nosso pároco e amigo Pe. Sebastião, Tio Sergio mentor do Coral, nosso querido maestro e amigo Luis Lima, que “insiste” em confiar em nós, coralistas, e toda Equipe de apoio, que leva o trabalho com muita competência e profissionalismo.

Esperamos de coração, que tenhamos levado não só a beleza da música, mas a paz que dela emana, elevando-nos ao diálogo com Deus.

Paulo e Dayse

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM