Comunijovem – 42 anos – Festa

“Comunijovem é à força do bem, Comunijovem é você também…” assim era a primeira estrofe do hino da Comunijovem – O maior grupo de jovens do Loreto, que neste mês completaria 42 anos de existência e, como de costume, faria um grande show para as mães e no final de semana seguinte faríamos a grande festa de aniversário. Era um grande evento na paróquia e a tradição mandava fazer um grande bolo que a cada ano vinha em diversos formatos. Teve um que era uma grande cruz e foi feito na casa do Raimundo/Inez que morava num apartamento, ao final, com tudo pronto, descobriu-se que o bolo não cabia no elevador, foi uma operação de guerra descer pelas escadas. Outros bolos foram feitos aqui mesmo na cozinha da Ação Social ou na casa dos padres. A Ivanir, mãe da Kátia Jacintho sempre dava um apoio moral e logístico. Outras mães também se aventuravam nestas empreitadas e sempre faziam o maior sucesso. Nossos shows em comemoração a esses dias especiais aconteciam no salão paroquial, onde hoje é o Cepar, havia um palco maravilhoso, todo em madeiras centenárias e ali era a nossa realização artística. Minha primeira participação num desses shows foi meio de improviso: acontecia uma cena no palco e alguém precisava entrar e jogar um balde de água na cabeça de um dos personagens, naquele momento eu estava de bobeira na coxia e fui indicado por imposição a fazer esta participação especial. Como tudo que está ruim pode vir a piorar, eu entrei, derrubei a água no chão, pisei na poça, escorreguei, caí em cima da vovó que estava em cena, bati com o dente no joelho dela, tentei levantar e escorreguei de novo, me agarrei em outra pessoa que caiu também, tentei sair de cena o mais rápido possível e escorreguei de novo caindo fora do palco. Com certeza uma participação marcante. O engraçado é que o público ria pensando que fazia parte do show.

São tantas lembranças que me invade a mente e dispara meu coração que ficaria aqui dias e dias contando uma por uma. Foi assim que passei minha juventude, ao lado de pessoas maravilhosas, jovens sonhadores como eu, que cantavam a plenos pulmões o amor a Deus e a sua igreja, jovens que se tornaram adultos decentes e íntegros que hoje seguem seus caminhos com uma boa base familiar e social. É por isso que neste dia 21 de maio comemoraremos em missa solene das 18h30min, o aniversário deste grupo que tantas recordações boas nos deixou. Logo após faremos uma recepção, ao estilo Comunijovem de ser, no salão Zaccaria – cada um leva sua comida e sua bebida – o resto da noite será regada com muita conversa e histórias contadas por seus participantes ávidos por rever velhos amigos. Se você não participou deste grupo, mas quer ver de perto tanta alegria, será muito bem vindo, pode entrar como sempre, a casa é sua. Te vejo lá.

P.S. Muitas saudades daqueles que se foram, mas que serão lembrados nesta noite.

P.S. do P.S. Comunijovem é a força do bem, Comunijovem é você também.

 

Paulo Sobrinho e Solange

 

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais