Coluna Jovem – nov2017
O Profeta Gentileza
Qual carioca nunca ouviu falar no “Profeta Gentileza”? Quem nunca viu uma roupa estilizada com a célebre frase “gentileza gera gentileza” e não quis comprar? O “Profeta Gentileza” foi um ícone urbano do Rio de Janeiro e era um empresário de transportes que, no início da década de 60, após um incêndio em um circo com centenas de vítimas, dois dias antes do Natal, decidiu largar o capitalismo e todo apego material. Desde então, viveu na rua pregando o amor e a paz e tinha o costume de não usar a palavra “obrigado”, já que a mesma provinha de obrigação, preferindo dizer “agradecido” e “por gentileza”. Mas seria ele o real profeta gentileza?
Afinal, o que é ser gentil? No dicionário, constatamos que ser gentil é agradar pela fineza de maneiras e delicadeza de sentimentos. E quem poderia ser mais gentil do que aquele que nos disse: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” Mt 25, 34-40.
Mano, não sei quanto a vocês, mas Jesus para mim foi o primeiro, único e inigualável Profeta Gentileza e com ele aprendi que não devemos ter atitudes dóceis apenas para que sejam gentis conosco de volta. A origem da palavra gentileza prove de gentilis, significando “da mesma família ou raça, do mesmo povo ou nação”, mas ser amável com aqueles que nos são quistos é fácil demais. Nosso desafio se tornou maior depois que aprendemos os ensinamentos da parábola do Bom Samaritano com a Titia Tetéia da catequese. Jesus nos passou a “responsa” de tornarmos nosso próximo todos aqueles que nos cercam e não somente aqueles que são nossos amigos ou familiares. Então, hoje quando pegar o ônibus para a faculdade ou trabalho, não se esqueça de dar bom dia ao motorista que pode estar exausto de uma longa jornada de trabalho e precisando de um sorriso. Lembre-se também de dizer “por favor” para a atendente da lanchonete… Jogar seu lixo em local adequado… Ajudar os mais velhos quando eles não conseguirem mexer em algum aparelho eletrônico. Enfim, não deixe de fazer o bem a todos os pequeninos irmãos que nos cercam nesse mundão para encher nosso mano Jesus de orgulho.
Giselle Lopes