Coluna Jovem – Mar2019

 

Agora é a vez dos patrícios!

Quem lembra a alegria de ouvir em 2011 do Papa Bento XVI o anúncio de que a Jornada Mundial da Juventude seguinte seria no Rio de Janeiro? Pois os portugueses acabaram de viver esse momento inesquecível.

Mas quem lembra cada partilha, sacrifício, dedicação, alegria, milagres e providências dos 2 anos que se seguiram de preparação até 2013? Eles ainda não fazem idéia disso tudo!

É oficial: a próxima JMJ, em 2022, será em Lisboa. Portugal que virou destino queridinho de todos agora tem mais um motivo para acolher o mundo, a Jornada Mundial da Juventude. Já começaram as escalas na cantina da paróquia? Cadê a rifa? Vambora que essa Jornada tem tudo para ser única!

O país lusitano é quintal dos demais europeus quando se trata de viagem, pelos seus preços mais atrativos que o resto da Europa, o clima agradável, tanta beleza e boa comida faz com que os gringos se reunam por lá – e acredita-se que não será diferente em 2022. Quanto a nós, todo mundo conhece alguém que já foi, alguém que lá mora e já prometeu um cantinho, afinal, se eles nos “descobriram”, podemos nós fazer o caminho de volta! E muitos não sabem, mas por ter tido também tantas colônias africanas, Portugal ainda preserva laços fortíssimos com vários países do continente e, o que pensamos sobre a facilidade do brasileiro se sentir em casa por lá, vale para eles também. Com tanto brasileiro, a promessa dos europeus mais que frequentadores, os demais latinos apaixonados pelo Papa e os africanos que vão marcar presença, vai sim ser uma Jornada mesmo mundial.

E aqui vai o apelo: rezem pela juventude e pela Igreja em Portugal. Sim, a tradição católica tem raízes profundas e a Fatinha “segura as pontas” por lá. Mas estamos diante de uma “igreja de cabelos brancos”, extremamente envelhecida e de uma atual geração atéia. Agradeçamos pelos movimentos e comunidades católicas que animam os portugueses. Agradeçamos pelos escoteiros, que são uma enorme comunidade católica acostumada a apoiar a Igreja em grandes eventos, com sua logística e autêntica felicidade. Agradeçamos e peçamos pelos bispos patrícios que se rejuveneceram no Sínodo dos bispos sobre a Juventude e estão com bastante gás pra mudar esse cenário português!

E por último: você aí que foi voluntário, que foi família de acolhida, ou que quis ser mais e não conseguiu… que tal ser um voluntário internacional e dividir com a terrinha toda a sua energia brasileira de ser católico? No Panamá nosso Francisco afirmou que não somos o amanhã, somos o AGORA!

A JMJ te chama, a JMJ precisa de você! Cantamos e cantamos diversas vezes, pode ser essa a sua hora, “Cristo nos envia, sejam missionários”!

Flávia Fittipaldi

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM