Coluna Jovem – Maio 2019

 

Respire e crie sua própria oportunidade
 

               Jovens, calma!

               Hoje, falaremos de um assunto bem delicado, que tem nos deixado um poço de ansiedade, como conseguir um emprego. Estamos vivendo um momento no país, que há vagas sim, mas com altas exigências e incompatíveis ofertas salariais. Isso é totalmente compreensível no ponto de vista de como funciona o mercado, quanto à demanda é maior que a oferta, os preços dos produtos tendem a aumentar, pois os consumidores estão dispostos a pagar mais para ter aquele item, “raro”, ou seja, adaptando para a situação do mercado de trabalho as empresas possuem a sua disposição um grande número de trabalhadores, que desejam a qualquer custo ter um trabalho, e assim há uma grande variedade de profissionais capacitados para preencher suas vagas podendo ser mais criteriosos, mais exigentes, na hora de escolher. E como há vagas, porém poucas se comparadas à quantidade de pessoas especializadas, nós temos um mercado que pode exigir muito e pagar bem abaixo, pois quem está fora do mercado precisa do emprego mesmo que abaixo de suas necessidades financeiras. E isso é pior ainda para nós jovens, pois a maioria não conseguiu nem estagiar direito, já que estávamos nos profissionalizando (academicamente) no exato momento que tudo começou a desandar no nosso país. Agora, temos que lidar com empresas que não querem apenas uma pessoa especializada na profissão, com conhecimentos amplos, mas sim um multiespecialista. Sim, precisamos ser multiespecialistas, ou seja, uma bagagem muito boa teórica e diversas experiências profissionais. Mas, como ter experiência se não há quase empresas que dão oportunidades? Como elas podem dar oportunidades se também vivem um sistema mega burocrático que não ajuda em nada e que quase não tem incentivo para investir em jovens? Nós somos reféns do mercado ideal, a busca das empresas por alguém que não existe e ainda precisamos aceitar as condições que são propostas, pois não há escolha.

Mas, como eu adiantei no início, jovens fiquem calmos, podemos buscar outros caminhos. Por que não nos tornarmos microempreendedores individuais? Enquanto o mercado não dá a oportunidade, faremos as nossas oportunidades.

                Vamos comigo, estudar tudo sobre empreendedorismo, buscar atividades que tenhamos um conhecimento para abrir o nosso MEI, buscar ajuda de especialistas como os profissionais do SEBRAE, nossos amigos, nossos familiares, que podem nos ajudar com conhecimento técnico e (ou) conhecimento de nós mesmos para aprendermos no que somos bons. Depois de saber o que podemos fazer, começaremos planejar, determinando metas e objetivos e por fim colocar a mão na massa.

Portanto, por mais que as coisas estejam difíceis, não podemos perder a esperança, não podemos desistir, não podemos deixar de ter Fé, pois é como eu recebi hoje no Whatsapp, “Se as batalhas da vida exigem muito de você, sinta-se feliz, porque Deus só exige muito daqueles que tem a capacidade de vencer, ele não escolhe os capacitados, ele capacita os escolhidos”. O segredo é procurar sempre melhorar como ser humano todos os dias, tenhamos fé, que os nossos dias de glória, com muita luta estarão logo ali.

Beatriz Santos

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM