Coluna Jovem – Junho 2019

 

Criatividade: Mágica ou trabalho?

 

Por muito tempo, eu achei que ser criativo era algo herdado geneticamente pelo indivíduo.Para mim havia apenas dois grupos os criativos e os esforçados.

Felizmente, cresci e aprendi que a vida não é uma eterna dualidade maquiavélica, bem ou mal, certo ou errado, em resumo a humanidade está o tempo todo transitando pelos dois lados da moeda. Assim sendo, podemos ter mais de uma personalidade dentro dos nossos meios de convivência. Você pode estar pensando agora, somos todos malucos? Longe disso, apenas assumimos papéis dentro dos nossos ambientes, trabalho, escola, igreja etc., para sermos bem aceitos pelo grupo, pois o ser humano por mais que negue, vive buscando a aceitação do próximo. Isso nada mais é que a tese naturalista, que afirma que o Homem só é capaz de desenvolver as suas capacidades por completo quando possui relações com outros Homens. Portanto, o Homem é criatura da sociedade e vive por ela cumprindo suas normas.

Mas o que a criatividade tem a ver com isso? Simples, seria muito fácil resumir o Homem a uma predestinação, a um caráter biológico, a um modo de agir ou a um tipo de inteligência. Ou seja, o Homem tem a capacidade de desenvolver qualquer característica que ele necessita. Sendo assim, o Homem pode construir seu lado criativo e aprimorar ao longo do tempo. Porém, como isso é possível? É um trabalho que exige muita dedicação e que é infinito, pois requer constante atualização.

Se você for pesquisar sobre criatividade no Google, além de documentários da Netflix, livros, vídeos no Youtube, irá aparecer diversos textos de blogs ou sites dando dicas de como se tornar uma pessoa criativa. Mas irei facilitar para você, todos eles vão citar o seguinte ponto: ter referências. Esse fator é o que eu destacaria como mais importante para ser criativo, no entanto, estou aqui para não deixar que se enganem pelos escritores que colocam isso como se fosse algo fácil e imediato. Longe disso, ter referências é uma construção para vida toda, desde que viemos ao mundo até falecermos estaremos adquirindo informações, que vão criando conexões no nosso cérebro e vão ser acionadas quando precisarmos criar, seja um texto, uma música, um filme, uma campanha etc. Tudo que consumimos gera bagagem cultural, portanto a melhor forma de criamos referências é assistindo produtos culturais e com isso, absorvendo outras criações humanas. Não é preciso ser algo diretamente ligado a criatividade, porém as minhas dicas são produtos que consumi recentemente e abordam a capacidade criativa do ser humano.

A primeira dica é um livro chamado Grande Magia: Vida criativa sem medo, que fala da necessidade de se estar sempre preparado para quando uma ideia surgir ea ser uma pessoa desapegada das suas criações. A segunda é um documentário da Netflix chamado “Como o cérebro cria”, que mostra o processo criativo de vários profissionais e maneiras de desenvolver, estimular, a criatividade. Por fim, a última dica não é diretamente sobre criatividade, mas é um documentário chamado “Brené Brown: Um chamado a coragem”, que aborda a necessidade de trocar a zona de conforto pela coragem, pois somente assim somos capazes de realizarmos nossos projetos. E se mover, ser ativo, é a base do ser criativo, afinal criatividade é literalmente a atividade de criar. E toda atividade é possibilidade de agir, de se mover, de fazer, empreender coisas.

Portanto, movimente-se, enriqueça sua bagagem cultural para que seu cérebro seja regado de conexões e para que assim você possa criar produtos incríveis.

 

Beatriz Santos – Jornalista

 Pascom Loreto e Liturgia 10:30

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM