Coluna Jovem – Jun2018

 

2018 –  É hora de Copa do Mundo!

Dentro de alguns dias todos os olhos do mundo estarão voltados para os gramados russos… Não importa se é homem, mulher, criança, idoso ou adulto, todos estarão concentrados em um mesmo evento, que não acontece nem um pouco perto daqui, mas ao mesmo tempo transforma o mundo todo em um só. É ano de Copa do Mundo! Ano de tirar a camisa verde e amarela, as vuvuzelas e a bandeira do Brasil das gavetas e torcer pela Seleção.

E é assim, de 4 em 4 anos… Colégios, ruas, pessoas de todos os tipos cheias de euforia, pintando as ruas, adotando o corte de cabelo do jogador preferido…

Mas, por que será que o futebol desperta essa paixão em todo o mundo?

Uma vez, o então Papa João Paulo II, no ano 2000, nos respondeu essa pergunta dizendo que “o futebol é um método excelente para promover a solidariedade em um mundo influenciado pelas tensões étnicas, sociais e econômicas”. Tal frase, ainda pode ser complementada por uma outra frase, dessa vez do Papa Emérito Bento XVI, que reflete sobre o impacto global desses eventos e diz que “não há quase nenhum outro acontecimento na terra que alcance uma repercussão tão vasta, o que demonstra que, com isso, se toca algo radicalmente humano, e vale a pena perguntar-se onde se encontra o fundamento deste poder em um jogo”.

E pra quem acha isso tudo um absurdo, um papo furado, que não se interessa pela Copa, pela seleção e está achando que não tinha o porquê desse artigo estar aqui, calma, leia mais!

Não somente os dois papas citados concordam que esses eventos podem e devem ser aproveitados, não somente como um meio de reunir os amigos ou se divertir (inclusive o próprio Papa Francisco é sócio-torcedor de um clube, sabia?), mas são oportunidades de levarmos nosso testemunho e fé. Como?

Assim como na nossa vida, pequenos gestos fazem a diferença para agradecermos a Deus por nossas conquistas e levar a muitos outros um testemunho de alegria e confiança Nele.

Podemos em diversos jogos, em campeonatos, Copas do Mundo e até mesmo outras modalidades esportivas nos deparar com momentos de comemoração onde os atletas imediatamente após a vitória ou gol feito levantam as mãos para o Céu, fazem o sinal da cruz, ajoelham, em agradecimento Àquele que proporcionou a vitória. Um reconhecimento sincero que além de treinos e esforço precisamos sempre contar com alguém maior, com o grande técnico da nossa vida: Deus!

“Ah, não tem nada a ver! Isso não muda nada na minha fé”

Esses gestos não são em vão e nos leva ao que lemos em Mateus 10,32, “Quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus.”.

Que cada comemoração seja um momento de percebermos a presença de Deus, independente de que o hexa venha para nossa Seleção ou não!

E aqui, do outro lado do oceano, que seja um momento de festa!

Reúna os amigos, festeje, torça, vista a camisa do nosso país!

Vamos aproveitar com menos mimimi e mais celebração a Copa do Mundo que está chegando! Que Ele possa ser o grande campeão e nós a grande torcida do maior time do mundo, da seleção dos escolhidos por Deus que em cada jogo possam viver o maior mandamento de todos, o amor, de forma que no final não tenhamos apenas vencedores e perdedores, mas sim uma grande oportunidade de promovermos a fraternidade e a paz!

Alline Paggy – Pascom

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM