Coluna Jovem – Jun2018
2018 – É hora de Copa do Mundo!
Dentro de alguns dias todos os olhos do mundo estarão voltados para os gramados russos… Não importa se é homem, mulher, criança, idoso ou adulto, todos estarão concentrados em um mesmo evento, que não acontece nem um pouco perto daqui, mas ao mesmo tempo transforma o mundo todo em um só. É ano de Copa do Mundo! Ano de tirar a camisa verde e amarela, as vuvuzelas e a bandeira do Brasil das gavetas e torcer pela Seleção.
E é assim, de 4 em 4 anos… Colégios, ruas, pessoas de todos os tipos cheias de euforia, pintando as ruas, adotando o corte de cabelo do jogador preferido…
Mas, por que será que o futebol desperta essa paixão em todo o mundo?
Uma vez, o então Papa João Paulo II, no ano 2000, nos respondeu essa pergunta dizendo que “o futebol é um método excelente para promover a solidariedade em um mundo influenciado pelas tensões étnicas, sociais e econômicas”. Tal frase, ainda pode ser complementada por uma outra frase, dessa vez do Papa Emérito Bento XVI, que reflete sobre o impacto global desses eventos e diz que “não há quase nenhum outro acontecimento na terra que alcance uma repercussão tão vasta, o que demonstra que, com isso, se toca algo radicalmente humano, e vale a pena perguntar-se onde se encontra o fundamento deste poder em um jogo”.
E pra quem acha isso tudo um absurdo, um papo furado, que não se interessa pela Copa, pela seleção e está achando que não tinha o porquê desse artigo estar aqui, calma, leia mais!
Não somente os dois papas citados concordam que esses eventos podem e devem ser aproveitados, não somente como um meio de reunir os amigos ou se divertir (inclusive o próprio Papa Francisco é sócio-torcedor de um clube, sabia?), mas são oportunidades de levarmos nosso testemunho e fé. Como?
Assim como na nossa vida, pequenos gestos fazem a diferença para agradecermos a Deus por nossas conquistas e levar a muitos outros um testemunho de alegria e confiança Nele.
Podemos em diversos jogos, em campeonatos, Copas do Mundo e até mesmo outras modalidades esportivas nos deparar com momentos de comemoração onde os atletas imediatamente após a vitória ou gol feito levantam as mãos para o Céu, fazem o sinal da cruz, ajoelham, em agradecimento Àquele que proporcionou a vitória. Um reconhecimento sincero que além de treinos e esforço precisamos sempre contar com alguém maior, com o grande técnico da nossa vida: Deus!
“Ah, não tem nada a ver! Isso não muda nada na minha fé”
Esses gestos não são em vão e nos leva ao que lemos em Mateus 10,32, “Quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus.”.
Que cada comemoração seja um momento de percebermos a presença de Deus, independente de que o hexa venha para nossa Seleção ou não!
E aqui, do outro lado do oceano, que seja um momento de festa!
Reúna os amigos, festeje, torça, vista a camisa do nosso país!
Vamos aproveitar com menos mimimi e mais celebração a Copa do Mundo que está chegando! Que Ele possa ser o grande campeão e nós a grande torcida do maior time do mundo, da seleção dos escolhidos por Deus que em cada jogo possam viver o maior mandamento de todos, o amor, de forma que no final não tenhamos apenas vencedores e perdedores, mas sim uma grande oportunidade de promovermos a fraternidade e a paz!
Alline Paggy – Pascom