Coluna Jovem – Dez2018

 

Festa é uma invenção de Deus?

 

 

O Papa Francisco disse que sim. Ele nos recordou em uma das suas catequeses, realizada em 2015, pós-sínodo sobre a Família, que Deus, após concluir a obra da criação, no sétimo dia descansou. Com essa ação divina, aprendemos “a importância de dedicar um tempo para contemplar e desfrutar daquilo que no trabalho foi bem feito”. Disse ainda que “A festa é um precioso presente de Deus à família humana: não a estraguemos”.

Olhando por ai, podemos dizer que festejar é uma ação natural do ser humano, após concluir, com êxito ou não (melhor que seja com êxito, né?) uma tarefa, uma etapa, um desafio.

Vemos que muitas vezes festejamos até em meio ao sofrimento. Já vi gente sair de um enterro com parentes e amigos, direto para uma lanchonete e lá conversar sobre o defunto, saindo dali boas risadas. Enfim, basta que estejamos reunidos com pessoas queridas e o momento pode virar uma festa. O almoço de domingo, frango com macarronada, a galera toda junta, mãe reclamando do barulho, criançada correndo, pai querendo assistir o jogo… É ou não uma celebração?

Os pássaros parecem festejar a primavera, num lindo balé de coreografias, cores e canto! Lindo de ver. Toda a natureza, toda a criação festeja a vida!

Estamos em dezembro e naturalmente esse mês por ser o último do calendário anual, é marcado por festas. Todo mundo quer comemorar! Formatura, novo emprego, cura de uma doença de alguém próximo, etc. etc. Parece que um mês só, é pouco para tantos motivos a serem comemorados. Até quem não teve muito sucesso durante o ano, festeja o fim dele, com a esperança de dias melhores no próximo.

Mas lembrando, jovem, que o mundo não vai acabar neste mês, apenas o ano de 2018. Vem ai pela frente 2019 e a eternidade! Portanto, moderação é uma palavra importante de ser lembrada. Nada de extravagância! Acho até que a palavra chave da vida, devia ser essa: moderação! Encontrar a felicidade em doses menores, em pequenas coisas, nos torna realizados por mais tempo. Quem quer tudo em uma hora só, pode acabar em pouco tempo sem nada… Isso a vida nos ensina. Então galera, vamos festejar com responsabilidade!

Sobre o Natal, que é uma data tão importante para nós cristãos, e que acontece justamente em dezembro, vamos sim celebrá-lo em grande estilo, nos preparando durante o advento,   para a festa de forma completa: Essa é a festa da vida que nos foi transmitida por Deus, através de seu filho Jesus.

Desejo um Feliz Natal a todos e em particular aos jovens. Amo vocês! Peço a Deus que abençoe a vida de cada um e que 2019 venha com força total e que vocês realizem seus projetos.

Nossa Senhora de Loreto cubra cada um com seu manto, protegendo e livrando a todos de todo o mal. Amém!

 

Ana Clébia – Pascom Loreto.

(jovem há mais tempo)

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM