Coluna Jovem – ago2017

Cara,

Vou começar falando que a proposta inicial dessa coluna era relacionar a boa ação do nosso querido EJC do mês passado (que plantou mudas de Pau Brasil e Ipê Amarelo ao redor da nossa paróquia) com o pesadelo que nós chamamos de Enem, a acontecer em novembro. Pensei em mudar e não fazia a menor ideia do que iria falar.

Falei com alguns amigos, pensei a respeito e… Bem, nosso foco, a partir de agora, é atrair e incentivar vocês, jovens e adolescentes, a lerem nossa revista. MAS VOCÊS NÃO SAEM DO TELEFONE! Aliás, é justamente sobre isso que resolvi falar com vocês. (boatos que quem fechar a revista e parar de ler vai pagar minha peregrinação à Aparecida).

Frequento as missas tanto no sábado quanto no domingo e o que eu mais vejo são as turmas juvenis stalkeando o/a crush, combinando resenha pelo WhatsApp, ignorando as mensagens do grupo da família, fazendo tudo! Menos prestando atenção na celebração.

Precisamos conversar. Eu, assim como você, sei que a rede social ta bombando, sua foto ta tendo vários likes, tem mais de 20 mensagens pra responder… Mas, o que é mais importante? Jesus ou sua vida social?

Ok, não precisa responder agora. Acho que fui direto ao ponto. O que eu quero dizer é: aquele seu contatinho postou foto nova, tem aquele “babado” pra contar prazamigas, a mina te chamou no probleminha, whatever. São “N” motivos. Mas se você está no meio de uma celebração, onde um grande milagre ocorre diante dos teus olhos, por que você vai deixar de prestigia-lo pra olhar o celular?

“Mas eu só olho durante a primeira e segunda leitura, as músicas e a homilia”, dirão alguns. Quer dizer, eu espero que sejam só durante esses momentos mesmo. Eu to com medo de alguém virar e dizer que fica interagindo com o touchscreen durante o evangelho, o ofertório, a consagração, a benção final, ou qualquer outro ponto mais importante.

Voltando ao assunto. Quanto à música, vou rebater apenas com: “quem canta reza duas vezes” (quero dizer que você está rezando enquanto canta as músicas que estão tocando). E quanto às leituras e à homilia, vou rebater justamente usando uma música: “Abra o coração, ouça a minha voz / Quero falar de amor, me dê atenção / (…) / Sou o Senhor, ouça o meu falar / Eu te falo de mudanças, basta você me amar / Sou o Senhor, por que duvidar? / O meu amor é eterno, não podes me renegar / Sou o Senhor”.

O ponto, enfim, é: o presidente celebra a missa in persona Christi (Wikipédia: “essa expressão significa que quando o sacerdote age, ele o faz na pessoa de Cristo, ou seja, não é ele quem está agindo, mas Cristo”). Sendo assim, quem está ali com você durante a missa, durante as leituras, durante a homilia é o próprio Cristo. Entende agora que NÃO É LEGAL MEXER NO CELULAR DURANTE A MISSA?

 “Para falar com Deus, não é necessário celular”. Ele fala com você no silêncio, no seu prestar atenção à Sua Palavra. Dê atenção ao que Deus quer falar a você. Use o celular em momentos oportunos (a missa não é um deles). Estamos combinados assim? Então tá.

Ah! Isso também vale pra galera que fica conversando e dando rolé pelo pátio da igreja, viu? A ideia é a mesma 🙂

 

Daniel Vitor dos Santos Freitas

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM