Coluna Jovem – Abril 2019

 

Não é Não!

 

Respeito:  Ter consideração ou estimar algo ou alguém. Dentro do seu papel como cidadão é a capacidade de você saber até onde pode ir sem ferir ao outro.

 

               Parece simples não é mesmo? Mas infelizmente estamos vivendo em uma sociedade, que se nutre de ódio, raiva, egoísmo, rancor, etc. e se afasta cada vez mais dos valores cristãos de amar a Deus sobre todas as coisas, amar ao próximo como a si mesmo (Mt 22, 34-40), aos filhos honrar pai e mãe (Êxodo 20:12) e aos maridos amarem suas esposas (Ef 5, 25).

               Como podemos amar a Deus fazendo mal ao nosso irmão? Como podemos dizer que estamos evoluindo como seres humanos se cada vez mais somos atropelados por notícias de pais abusando de filhas (os), filhos matando pais, maridos abusando e matando suas mulheres, homens se aproveitando de mulheres… São exemplos de situações tristes presentes no nosso mundo.

                Como resposta a essas verdadeiras calamidades surgem movimentos como o Não é Não, que nada mais é do que uma campanha iniciada no carnaval de 2017 do Rio de Janeiro contra o assédio. Um grupo de quatro mulheres, Barbara Menchise, Aisha Jacob, Julia Parucker e Nandi Barbosa, que cansadas da falta de respeito dos homens nos blocos de carnaval, resolveram criar uma tatuagem temporária, onde as mulheres que fossem curtir a festa colariam no corpo a frase direta: Não é Não! Uma manifestação clara de repúdio ao comportamento masculino.

               Essa é só uma das diversas manifestações femininas de luta por respeito, por igualdade e por liberdade. E a luta está longe de acabar, pois infelizmente muitas são violentadas nas ruas e dentro de suas próprias casas. O número de mulheres vítimas do ódio masculino chegou a 100 casos no Brasil durante apenas o mês de janeiro, o que faz o nosso país a quinta nação mais perigosa para as mulheres, segundo a Organização Mundial da Saúde.

               Como podemos reverter essa triste situação? Sendo solidários com todas as mulheres que sofreram abuso, mostrar empatia a elas e a todas as mulheres, que sofrem diariamente por serem mulheres sendo desrespeitadas na rua pelo que veste, pelo modo de falar, de andar, de trabalhar, em resumo: pelo modo de viver. O dia 8 de março foi o nosso dia, o tal Dia Internacional das mulheres, que diferente de outras datas não deve ser vista como uma data comemorativa, mas sim uma data de luta. Luta essa que é pelo mínimo que todo ser humano tem direito: Respeito. Seja você a pessoa que faz a diferença, que valoriza ao teu próximo, que o ama como a ti mesmo e fazendo bem a eles você estará agradando a Deus.

 

Beatriz Santos, jornalista, integrante das pastorais Pascom e Liturgia.

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM