Coluna Jovem – Abril 2018

 

O que você tem feito da vida?

 

Já é de praxe ouvir que “o ano só começa depois do Carnaval”, não é mesmo? Início de ano é uma correria, parece que o clima de festa do fim do ano se estende pelo mês de janeiro inteiro, têm as férias, o clima contribui para que a gente queira ir para a praia todo dia (até quando se está trabalhando), não é? Mas, chegou fevereiro, passou o carnaval… Bom, feliz ano novo!

Vamos aproveitar para relembrar as metas que traçamos no último dia do ano passado e traçar um caminho para chegarmos nelas?

O ano tem 12 meses, o que significa que 1/6 dele já se foi… Como dizia um antigo comercial “o tempo passa, o tempo voa…”, mas calma, com organização e foco dá pra chegar onde você quer até o dia 31 de dezembro.

“Quero emagrecer 5 quilos, mas já ganhei mais 2 só esse ano.”; “Não passei no vestibular, mas não contava fazer cursinho de novo!”; “Fiquei noivo, mas meu namoro terminou logo no ano do casamento.”; “Será que vou conseguir fazer a tal viagem sonhada nas férias do meio do ano?”.

Antes de tudo: CALMA! É importante lembrar que nem sempre os nossos planos são os planos que Deus tem para nossas vidas… Então, faça do seu lema desse ano o famoso “Reze como se tudo dependesse de Deus e trabalhe como se tudo dependesse de 
você.”. Não tem como dar errado!

Não deixe o pessimismo tomar conta da sua vida. Se você tem achado muito difícil, releia o parágrafo anterior. Certas coisas dão errado e na nossa limitada visão humana, demoramos ou muitas vezes não entendemos o porquê de não ser ou simplesmente ainda não ser. Você pode confiar nisso ou viver como a hiena Hardy fazendo do “Oh céus! oh, vida! Oh, azar!” o lema da sua vida. Você quer isso? Não se culpe, não tenha remorso e se não foi nada errado, não se arrependa das tentativas feitas, esses sentimentos de culpa não te levarão a nada e só servem para te paralisar!

A segunda dica é: VIRE A PÁGINA! Deu errado? Deu. Então vira essa página e começa a escrever um capítulo novo na sua vida! Lembre-se de que seu tempo é um dom precioso e você não pode perdê-lo fazendo-se de vítima e se lamentando. Bola pra frente!

Se você tem um diretor espiritual, procure-o, peça ajuda e faça um plano de vida e a revisão do que você tem feito até aqui. Se você não tem, essa é a terceira dica de hoje!

Quem continua a caminhar olhando pra trás, tropeça! Então, respira fundo, olha pra frente, faça seu balanço de vida e veja o que você precisa mudar pra chegar aonde quer. Não se cobre demais, às vezes você precisará ser flexível com si mesmo para não paralisar em um mesmo lugar. Examine suas metas, será que suas expectativas são reais? Você pode querer chegar a Plutão, mas será que tem meios e real possibilidade disso acontecer?

E para finalizar, acima de tudo… Tenha sonhos sim, sempre, mas SONHE OS SONHOS DE DEUS! Pergunte se essa é a vontade de Deus para sua vida. Se a resposta for diferente de “sim”, não te desanimando, mas não sei se é possível ser plenamente feliz! E não fique bravo com Ele, Deus não é um mandão, egoísta e manipulador que quer fazer tudo da vontade dele. Pelo contrário, Deus conhece o íntimo do seu coração e sabe o que realmente vai te fazer feliz! Então, silencie, reze, pergunte para Ele quais metas você deve manter e quais devem sair e esteja aberto para ouvir o que Ele fala!

Um novo ano está começando, segue essas dicas… Garanto que você vai chegar ao último dia de 2018 com uma sensação de dever cumprido muito maior do que você imagina!

Aline Paggy – Pascom Loreto

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais