Coluna Cultural – jun2017

 

Projeto Candelária – XXII Temporada

CONCERTOS no interior da IGREJA DA CANDELÁRIA

Praça Pio X, s/n° – Rio de Janeiro – RJ           

 

            Uma das lindas igrejas do Rio de Janeiro abre suas portas para apresentações, exposições e muito mais. Esse é o projeto Candelária, que está em sua vigésima segunda edição. Abaixo, ficamos sabendo um pouco mais do projeto.

Objetivando participar do processo de revitalização do centro histórico da cidade, a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária criou, em 1992, o Projeto Candelária, inicialmente promovendo exposições fotográficas e de cartofilia. Entrou, a seguir, na área musical, passando, a apresentar, regularmente, concertos de música erudita com entrada franca. O primeiro concerto ocorreu em 16 de agosto de 1995, quarta-feira, às 18:30 h apresentando o Coro Sinfônico Comunitário Moacyr Bastos, sob a regência de Ueslei Banus. Hoje, na XXII Temporada apresentou o seu concerto de número 511, em 21 de maio de 2017, domingo, às 16 horas, com o Coro Israelita Brasileiro.

Há séculos que a arte musical está presente na igreja da Candelária. Alberto Nepomuceno foi o regente de grande orquestra e coro, nas solenidades da inauguração do novo templo, em 1898, após 123 anos de construção. Foi ali que se realizou o grande concerto em homenagem aos chefes de estado participantes da Rio-92.  E Igor Stravinsky regeu, na nossa igreja, em 1963, a sua Missa em Louvor de João XXIII. 

O Projeto Candelária veio tornar regulares os tradicionais, mas intermitentes concertos. Hoje, os eventos acontecem, normalmente, às 18:30 horas, nas quartas-feiras e nos fins de semana às 16 horas, de cada mês, entre março e dezembro. Ocasionalmente, são realizados em outros dias, para atender ao calendário de artistas estrangeiros que nos visitam, o que já nos levou a apresentar sete concertos em um só mês.  

As candidaturas de artistas que desejam apresentar-se na Candelária surgem das mais diversas partes do mundo. Grupos oriundos dos cinco continentes e de 41 países já trouxeram sua arte à nossa igreja. São XXIII temporadas ininterruptas, mais de 500 concertos e quase 200.000 pessoas presentes. 

Há a ressaltar que, em algumas ocasiões, a igreja fica superlotada. Inúmeras autoridades, entre as quais ministros, governadores e prefeitos, têm prestigiado nossos concertos. Várias representações diplomáticas procuram a Irmandade, para comemorarem, com concertos abertos ao público, as suas festas nacionais. 

Com o objetivo de divulgar o Projeto e atrair artistas do exterior, produzimos um álbum (1995-2012) apresentando os concertos com fotos, programas e textos, que está sendo enviado aos embaixadores dos países que se apresentaram na igreja.

A Rede Vida de Televisão tem gravado os concertos e os transmitidos em cadeia nacional.  Para tanto torna-se indispensável a autorização por escrito dos artistas permitindo a gravação e liberando os direitos de imagem.

O próximo concerto está marcado para o dia 21 de Junho de 2017, quarta feira, às 18h30 e será realizado pela Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais com a participação especial Gaitas Fole. E para saber mais sobre a agenda basta enviar e-mail para projetocandelaria@igrejadacandelaria.rio

E lembrando, o sorteio dos livros da Promoção da Coluna Cultural será dia 25/06/17 na missa das 19:00 horas. Participe preenchendo o cupom e depositando na urna, na secretaria.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM