Coluna Cultural – Festival chama jovem

Não é de hoje que sabemos que nossa comunidade tem em seu seio grandes bandas, grandes músicos e uma vocação. Entretanto, sabemos também que são escassas as oportunidades dessas novas bandas se tornarem conhecidas no cenário musical carioca, ainda mais quando não há ajuda. Por isso, fomos conversar com o Leonel Silva, coordenador geral do Festival Chama Jovem.

1 – Como e porque surgiu o Festival Chama Jovem?

LS: O FCJ surgiu no advento da JMJ Rio 2013. Tomando como base o movimento chama jovem, uma proposta com inicio em 2012, com objetivo de criar possibilidades para os ministérios de musicas de quatro paróquias dos vicariatos Norte e Suburbano da ArqRio de tocarem e mostrarem seus dons através da musica, animar a juventude e integrar as paroquias. Na Jornada mundial da Juventude o Chama Jovem ganhou a característica de concurso, e se transformou no Festival Chama Jovem, promovendo a musica através de um concurso voltado para os artistas católicos. O Festival é comporto por três etapas: Etapa I (Inscrição e seleção previa dos classificados); Etapa II (Eliminatória com votação pela internet) e Etapa III (apresentação ao vivo na final).

2 – Qual o diferencial do concurso?

LS: O Festival Chama Jovem tem como diferencial sua característica de integrar a juventude e dar oportunidade aos novos ministérios que não tem espaço para apresentarem seu trabalho nos grandes eventos. A votação pela internet movimenta as redes sociais dos ministérios promovendo e ampliado o publico dos artistas. As atrações principais, que sempre são grandes artistas da musica católica é uma característica que diferencia o trabalho do FCJ.

3 – O que você espera para o FCJ 2016?

LS: Para esse ano esperamos um recorde tanto no número de bandas inscritas como no número de pessoas no evento.  E, como temos a inovação como característica do festival, teremos esse ano além de novidades no concurso, o show do Davidson Silva que estará trazendo seu novo trabalho, gravado recentemente em São Paulo; o novo show o Rosa de Saron que lançou o seu Acústico 2 / 3 e também o Pe. Gleuson. Acreditamos que unindo esses três diferentes carismas tenhamos um evento único e maravilhoso.

4 – O que gostaria de dizer, para encerrar?

Queria deixar um convite para os cantores / bandas e ministérios, para que participem do festival. Hoje, estamos na quarta edição do festival, onde já pudemos dar oportunidades a novos nomes na música católica em nossa cidade e com isso ver que a cada dia Deus suscita dentre nós pessoas com esse dom. E para a comunidade, o convite maior de participar dessa grande festa, no dia 21 de Maio, onde teremos além das bandas finalistas, três shows completos de grandes artistas da música católica.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais