Coluna Cultural – abr2017
Em parceria com a Paulinas Livraria, trazemos duas sugestões culturais relacionadas a ninguém menos do que Madre Teresa de Calcutá. Nascida no dia 27 de agosto de 1910 em Skopje, na Albânia, foi batizada um dia depois de nascer. Obtido o consentimento dos pais, e por indicação do sacerdote que a orientava, no dia 29 de setembro de 1928, ingressou na Casa Mãe das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, situada na Irlanda.
No dia 10 de setembro de 1946, dia que ficou marcado na história das Missionárias da Caridade – congregação fundada por Madre Teresa – como o “Dia da Inspiração”, durante uma viagem de trem ao noviciado do Himalaia, Madre Teresa deparou com um irmão pobre de rua que lhe disse: “Tenho sede!”. A partir disso, ela afirmou ter tido a clareza de sua missão: dedicar toda sua vida aos mais pobres dos pobres.
E para saber um pouco mais sobre ela, seguem nossas sugestões.
DVD: MADRE TERESA DE CALCUTÁ – Prova de fé
Baseado em fatos reais, o filme Madre Teresa de Calcutá – Prova de fé, apresenta a comprovação de um de seus milagres após a beatificação celebrada pelo Papa João Paulo II, em 2003.
Pela fé, jejum e oração da filha Agnes, jovem surda-muda, Sofia vê-se milagrosamente curada por intercessão de Madre Teresa de Calcutá: “Estou convencida de que minha recuperação foi um milagre…”.
Madre Teresa, morreu em 1997 aos 97 anos e era conhecida como “santa das sarjetas”, “mãe dos pobres”. Deixou às suas filhas – as Missionárias da Caridade – o testemunho do serviço sem reservas aos mais pobres e doentes, o que mostram com alegria no decorrer deste filme.
Um novo milagre – a um homem brasileiro em fase terminal de hidrocefalia acontecido em 2008 – levou o Papa Francisco a aprovar a canonização da santa, no dia 4 de setembro de 2016.
LIVRO: MADRE TERESA – Uma vida maravilhosa
Madre Teresa de Calcutá é uma das personalidades mais marcantes do século XX. Seu fascínio ultrapassa as fronteiras de religiões e nacionalidades, despertando o interesse até mesmo de ateus e críticos ferrenhos, que admiram sua personalidade poderosa e inteligente, carismática e humilde, que não queria mandar, mas servir.
Pe. Leo Maasburg esteve ao lado de Madre Teresa em inúmeras viagens em seus últimos anos de vida, e conta, neste livro, algumas das muitas histórias pitorescas e repletas de milagres que vivenciou e que ajudaram a transformá-la num exemplo inspirador de ajuda aos mais pobres. Recorda como ela nunca se colocava no centro das atenções, apenas aproveitando as oportunidades para fazer as suas boas ações, ou seja, apontando para Jesus Cristo, aquele a quem ela queria levar todos.
Um livro muito agradável, espirituoso e bem-humorado como a própria Madre Teresa, que irradiou pelo mundo inteiro sua mensagem de amor ao próximo.
“Qualquer ato de amor, por menor que seja, é um trabalho pela paz”.