Coluna Cultural – abr2017

 

     Em parceria com a Paulinas Livraria, trazemos duas sugestões culturais relacionadas a ninguém menos do que Madre Teresa de Calcutá. Nascida no dia 27 de agosto de 1910 em Skopje, na Albânia, foi batizada um dia depois de nascer. Obtido o consentimento dos pais, e por indicação do sacerdote que a orientava, no dia 29 de setembro de 1928, ingressou na Casa Mãe das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, situada na Irlanda.

No dia 10 de setembro de 1946, dia que ficou marcado na história das Missionárias da Caridade – congregação fundada por Madre Teresa – como o “Dia da Inspiração”, durante uma viagem de trem ao noviciado do Himalaia, Madre Teresa deparou com um irmão pobre de rua que lhe disse: “Tenho sede!”. A partir disso, ela afirmou ter tido a clareza de sua missão: dedicar toda sua vida aos mais pobres dos pobres.

 

E para saber um pouco mais sobre ela, seguem nossas sugestões.

 

DVD: MADRE TERESA DE CALCUTÁ – Prova de fé

Baseado em fatos reais, o filme Madre Teresa de Calcutá – Prova de fé, apresenta a comprovação de um de seus milagres após a beatificação celebrada pelo Papa João Paulo II, em 2003.

Pela fé, jejum e oração da filha Agnes, jovem surda-muda, Sofia vê-se milagrosamente curada por intercessão de Madre Teresa de Calcutá: “Estou convencida de que minha recuperação foi um milagre…”.

     Madre Teresa, morreu em 1997 aos 97 anos e era conhecida como “santa das sarjetas”, “mãe dos pobres”. Deixou às suas filhas – as Missionárias da Caridade – o testemunho do serviço sem reservas aos mais pobres e doentes, o que mostram com alegria no decorrer deste filme.

     Um novo milagre – a um homem brasileiro em fase terminal de hidrocefalia acontecido em 2008 – levou o Papa Francisco a aprovar a canonização da santa, no dia 4 de setembro de 2016.

 

 

LIVRO: MADRE TERESA –  Uma vida maravilhosa

 

     Madre Teresa de Calcutá é uma das personalidades mais marcantes do século XX. Seu fascínio ultrapassa as fronteiras de religiões e nacionalidades, despertando o interesse até mesmo de ateus e críticos ferrenhos, que admiram sua personalidade poderosa e inteligente, carismática e humilde, que não queria mandar, mas servir.

     Pe. Leo Maasburg esteve ao lado de Madre Teresa em inúmeras viagens em seus últimos anos de vida, e conta, neste livro, algumas das muitas histórias pitorescas e repletas de milagres que vivenciou e que ajudaram a transformá-la num exemplo inspirador de ajuda aos mais pobres. Recorda como ela nunca se colocava no centro das atenções, apenas aproveitando as oportunidades para fazer as suas boas ações, ou seja, apontando para Jesus Cristo, aquele a quem ela queria levar todos. 

     Um livro muito agradável, espirituoso e bem-humorado como a própria Madre Teresa, que irradiou pelo mundo inteiro sua mensagem de amor ao próximo.

“Qualquer ato de amor, por menor que seja, é um trabalho pela paz”.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM