Carnaval

               O país que tem uma das maiores populações religiosas do mundo, também é apontado por ter o mais famoso carnaval do mundo. Parece ambíguo, mas será?  A questão é saber o que fazer no carnaval. Muitos cansam de dizer que é a festa da ‘carne’, uma profanação e tudo isso que você leitor já ouviu, ou mesmo disse.

               Segundo o filosofo Bakhtin, o carnaval nos países europeus tinha um viés político, que se baseava na inversão da ordem social, já que a sociedade da época era rígida e sem mobilidade. Desse modo, no carnaval havia essa possibilidade de inversão para quem se interessasse. Então, o bobo poderia se fantasiar de rei, a corte se tornava secular, assim como homens se vestiam de mulheres e mulheres de homens, até os mais castos tentavam se tornar mais luxuriosos. O objetivo era questionar o poder como uma válvula de escape para sociedade. Os dias de carnaval eram dias em que a ordem oficial das coisas, bem como a noção de pecado estava suspensa.

               Só que de lá para cá, passaram-se séculos e séculos e a sociedade já não é tão enrijecida como à época e as pessoas possuem liberdade para se expressar melhor. No entanto ainda há muita gente que se apega ao carnaval como uma forma de perder a ordem e o bom senso para fazer o que, no íntimo, possui vontade. É aí que está o X da questão!

               O carnaval hoje é uma festa de integração de inúmeras culturas e mesmo de pessoas.      A alegria move muita gente, e a paquera acaba fazendo parte da festa, o que é até bem natural, se considerarmos um público jovem e solteiro.  No entanto, é fundamental defender que não é uma festa proibida, mas como qualquer outra é importante saber se definir enquanto cristão, para viver e fazer o que é adequado. Afinal tudo é permitido, mas nem tudo é conveniente, já dizia o apóstolo Paulo.

               Além disso, o samba por ser culturalmente brasileiro tem seus impactos na sociedade e atrai as multidões. Anos atrás, os sambas-enredo eram mais conhecidos e estavam no dia a dia das pessoas, eram aqueles sambas marcantes. Isso ainda não mudou, os sambas continuam fortes, mas o acesso está um pouco mais escondido dos meios tradicionais de comunicação. Mesmo assim, muitos carnavais marcaram a vida de inúmeras pessoas de nossa comunidade e, destas, várias ainda atuam na folia.

               Já é comum encontrar todos os anos pessoas da nossa paróquia nos blocos, ou mesmo fantasiadas na concentração do Sambódromo. Se formos pegar todos os que já participaram, poderíamos montar uma escola de samba do Loreto, com baiana e tudo. Dona Rosa Gui, é membro do Fé & Dons e também já foi do Império Serrano por quase 30 anos. Desde 1999 ela é baiana da Mangueira e, para o carnaval de 2017 ela foi promovida para apoio da ala das baianas. Rosa diz que optou por ser católica já adulta quando quis ser batizada, e diz que nesses anos em que vive no carnaval só viveu bons momentos “Ali, até hoje só encontrei coisa boa, cada um com seu credo, mas o que mais prevalece é o respeito, ninguém nunca me chamou para frequentar nada, porque sabem que eu sou católica. Eu amo carnaval e participo para me divertir, dançar e dar alegria para as pessoas que estão na avenida prestigiando esse espetáculo cultural que é o carnaval. Gente ruim tem em todo lugar, mas a gente tem que saber se portar de acordo com a nossa conduta ética. Muitas pessoas pecam pelo excesso, tudo em excesso é ruim”, declarou.

               O Joel e a Sonia são do ECC, do Curso de Noivos e, também, portelenses e passam pela avenida há cerca de 25 anos. Hoje eles fazem parte da velha guarda da União Parque Curicica.      Eles contaram que toda a família desfila e em 2013 montaram uma ala de paroquianos na Renascer de Jacarepaguá, quando a escola estava no grupo especial. A Sonia se vê como uma evangelizadora na avenida. Ela conta que todos os meses, uma velha guarda de alguma escola faz aniversário e nesse evento às 18h todos param, rezam um pai nosso e, na sequência, a voz de Roberto Carlos cantando Ave Maria toma conta dos membros da ala.  “A gente tem que estar lá para representar o nosso credo e nossa devoção”, disse.

               O Fé e Dons, também esteve presente nesse desfile de 2013. O Dennys, apesar de ser torcedor da Beija-Flor, só desfilou uma vez e foi pela Renascer. Ele acredita que não há problema, desde que não se esqueçam das obrigações e de viver na quaresma um tempo de contrição “muitas coisas se destorceram do objetivo de celebração do carnaval, mas se você não faz algo que não faça mal a você ou a algum irmão, não é isso que vai te tirar a salvação.”, afirmou.

               Aproveitar a festa e toda a diversão e alegria que ela proporciona é um grande passo para reafirmação da fé e dos valores que cada um carrega dentro de si, sobretudo exercitar a tolerância que, ainda hoje, está em falta.

Phillipe Rabelo

Pascom

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM