Bodas de Prata do Padre Miguel Angel

            No dia 21 de novembro, a comunidade dos Padres e Irmãos Barnabitas comemorou e agradeceu pelos 25 anos de sacerdócio do padre Miguel, o padre chileno que há dois anos faz parte da comunidade religiosa do Loreto. Ele iniciou sua formação religiosa em Santiago do Chile, sua cidade natal, para depois continuá-la no nosso Seminário teológico da cidade eterna, Roma. Nas Universidades pontifícias recebeu a formação teológica e doutrinal e, mais tarde, obteve a licença em História da Igreja, na universidade Gregoriana. Na Igreja do Seminário Santo Antônio Maria Zaccaria, professou definitiva e solenemente os votos religiosos e foi ordenado diácono em Maio 1992.

De volta ao Chile, foi destinado a comunidade do Colégio “El Salvador”, na cidade de San Vicente TT. E foi ali que recebeu a ordenação sacerdotal, no dia 21 de Novembro, comemoração de Nossa Senhora mãe da Divina Providência, em 1992. O Bispo consagrante foi Dom Luis Gleisner, bispo auxiliar de Rancagua.

            No ano 1993 foi nomeado Pároco de Santo Toribio de Mogrovejo, em Pencahue (San Vicente), área agrícola e agroindustrial no coração dos vales centrais do Chile. A Paróquia de mais de cem anos, começou a ser assistida pelos barnabitas na década de 1970. Com uma grande extensão e muitas áreas rurais o pe. Miguel conseguiu animar a comunidade católica, instruir na doutrina muitos leigos e reconstruir lugares de culto, que terremotos e anos tinham atingido fortemente.

            Começou a dar aulas de Religião e História civil no nosso colégio e contemporaneamente vai se inscrever na faculdade de História e Geografia, na universidade Católica Blas Canas, onde recebeu o título de Licenciado em Educação em Religião Católica, História e Geografia.

            No ano 2000 participou, junto com os jovens do Colégio e Paróquia na Jornada mundial da Juventude, durante o Jubileu em Roma.

            No ano 2003 foi transferido na nossa Paróquia Madre de la Divina Providencia, na cidade de Puente Alto, na grande Santiago, fazendo parte da comunidade formadora no nosso seminário. Com grande animação entre os jovens, animou a muitos homens a começar a sua caminhada para o diaconato permanente. Até fevereiro 2007.

            Em 2007 viajou para a Argentina, para a cidade de Bahía Blanca, sul da Província de Buenos Aires e assumiu como Pároco a nossa paroquia de San Roque, além de ser o representante legal e administrador do Colégio San Cayetano. Foram anos frutíferos, dando também aulas de História e Eclesiologia no seminário catequético arquidiocesano.

            Em 2011, foi transferido para a paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de 25 de Mayo, Buenos Aires, onde permaneceu até quando a morte e as doenças dos confrades fizeram com que ele ficasse sozinho na comunidade (fato que canonicamente é um impedimento para a vida religiosa: a falta de comunidade!). Por petição expressa do bispo diocesano e com licença do Superior Geral, pe Miguel, administrou a Paroquia até dezembro de 2014, voltando para um período de descanso no Chile.

            Durante a JMJ Rio 2013 a turma de Veinticinco de Mayo foi, providencialmente, enviada ao nosso Loreto. Durante esses dias na convivência com a comunidade religiosa conheceu a vivacidade de nossa comunidade e, assim, por convite do padre Paulo, Provincial do Brasil Centro Sul, em Maio 2015 o padre Miguel chega para fazer parte da nossa Paroquia.

            Somos agradecidos pela sua vocação sacerdotal e confiamos nas orações de todos pela perseverança e os frutos da vida consagrada.

Celebramos com os barnabitas estes 25 anos, com muita alegria! Também muito emocionou a missa celebrada na Tirol. A comunidade fez uma homenagem a ele, lendo uma belíssima mensagem e lhe entregando uma singela lembrança. Pe. Miguel agradeceu e lembrou que os caminhos de Deus muitas vezes não são aqueles que pensamos para nós. 

 Parabéns padre Miguel!

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM