Bem Estar – set2017

 

Arritmia cardíaca: palpitações indicam o ritmo do coração Exames periódicos e hábitos saudáveis ainda são as melhores formas de prevenir o descompasso cardíaco

“Oi, tum, tum, bate coração. Oi, tum, coração pode bater”, já cantava Elba Ramalho. Mas será que as batidas do coração têm recebido a devida atenção? Os últimos dados apontam que, no Brasil, ocorrem mais de 300 mil mortes súbitas por ano, decorrentes da arritmia cardíaca. A boa notícia é que ela pode ser diagnosticada precocemente e tratada, evitando complicações graves e incapacitantes, como o AVC. Por isso, é necessário ter atenção às palpitações, pois elas podem sinalizar que algo mais grave está afetando o ritmo do coração.

A normalidade dos batimentos cardíacos varia de 60 a 100 batimentos por minuto, considerando as atividades cotidianas. As variações podem ocorrer no momento da prática de exercícios físicos, excedendo os 100 BPM, ou pode ficar abaixo de 60 BPM na hora do repouso.

– As arritmias cardíacas são alterações elétricas que causam irregularidades no batimento cardíaco, sendo a mais frequente a fibrilação atrial, que pode ser sentida como um tremor no peito. Embora não seja fatal, pode eventualmente levar o indivíduo a ter um AVC (acidente vascular cerebral), além de outras complicações cardíacas – explica Dra. Olga Ferreira de Souza, coordenadora do serviço de arritmia e eletrofisiologia, do Hospital Rios D’Or.

Alguns fatores que podem contribuir para o surgimento da doença são: hipertensão, obesidade, tabagismo, sedentarismo e as cardiopatias. Além disso, a cafeína também pode ocasionar o problema em pacientes sensíveis ao componente. Pessoas idosas estão mais propensas a ter fibrilação atrial (batimentos rápido e irregular do coração) do que os jovens, no entanto, este cenário pode ser alterado devido a maus hábitos, como o consumo excessivo de álcool, o uso de drogas e estimulantes.

Geralmente, as arritmias cardíacas são silenciosas e não apresentam sintomas. Mas quando se manifestam, são caracterizados por cansaço, palpitações, confusão mental, pressão baixa, dor no peito, desmaios e tonturas, podendo ser confundidos com outras doenças. Por isso, é recomendável realizar exames rotineiros para detecção da doença.

– É sempre indicado que as pessoas com mais de 35 anos, com histórico familiar de cardiopatia ou morte súbita, sejam submetidas a consultas regulares com cardiologista. Contudo, a prevenção é forte aliada para evitar complicações, sendo orientada a adoção de hábitos de vida saudáveis, como prática de esporte e dieta equilibrada – recomenda Dra. Olga Ferreira de Souza.

Os principais exames para diagnosticar a arritmia cardíaca são o eletrocardiograma, Holter 24hs, Monitor de eventos (que registra o ritmo do coração por até 30 dias) e o Estudo Eletrofisiológico. Entre as opções de tratamento estão o marcapasso – que irá controlar o ritmo dos batimentos cardíacos – e a Ablação, que tem taxa de cura aproximada de 100% para algumas arritmias. O tipo de tratamento é determinado pelo médico baseado no tipo de arritmia apresentada pelo paciente.

Centro de Arritmias Cardíacas – A Rede D’Or São Luiz dispõe de um serviço de excelência especializado no diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas e um centro de avaliação de dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis. Equipe especializada está à disposição para atender os pacientes com Estudo eletrofisiológico, Ablação com rádio frequência ou Crioablação e Dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis.

===

Hospital Rios D’Or | (21) 2448-3600

Estrada dos Três Rios, 1366

Freguesia – Jacarepaguá – RJ

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM