Bem Estar – Nov 2018

 

Em 14 de novembro comemoramos o Dia Mundial do Diabetes que tem como objetivo trazer informação e conscientizar a população sobre essa doença que acomete tantas pessoas.         

O diabetes é uma doença silenciosa que pode não provocar nenhum sintoma até que os níveis de glicemia (açúcar no sangue) sejam altos o suficiente para causar aumento do apetite, perda de peso, aumento da sede e também do volume de urina, o que costuma ocorrer com glicemias maiores que 250 mg/dL.

                É considerado normal glicemias de jejum de até 99 mg/dL. Valores maiores que 126 mg/dL, em jejum, dão o diagnóstico de diabetes. Valores entre 99 e 126 mg/dL são chamados de pré-diabetes e significam risco elevado de evolução para diabetes nos próximos anos, mas também que esse quadro ainda pode ser revertido com mudanças de hábitos, perda de peso significativa e prática de exercícios regularmente.

                O paciente com diabetes apresenta maior risco de eventos cardiovasculares como infarto ou AVC que o restante da população, apresenta também maior risco de alterações visuais e mesmo perda da visão, alterações da função renal, e lesão de nervos periféricos, que podem causar áreas de dormência ou de dor de difícil tratamento.

                Para evitar esses desfechos ruins, é essencial em primeiro lugar o diagnóstico precoce, que só é possível através de exames de sangue de rastreio, ou seja, aquele famoso “check up” que deve ser feito em todos os maiores de 40 anos, anualmente. Além do diagnóstico o acompanhamento médico para início de terapias tanto farmacológicas como comportamentais é essencial para evitar complicações do diabetes.

                Se faz tempo que você não realiza seus exames de rotina, procure seu médico para atualizar. Além do rastreio de diabetes, o acompanhamento das taxas de colesterol também é muito importante para evitar doenças cardiovasculares.

                Se você já recebeu o diagnóstico de diabetes ou pré-diabetes, mas não está fazendo o acompanhamento conforme recomendado, retorne ao endocrinologista para checar o controle da doença, a presença de complicações e para receber orientações de como evitar os desfechos desfavoráveis.

                O diabetes não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlado com auxílio de alimentação adequada, prática regular de exercícios físicos e medicações prescritas de modo individualizado para cada paciente. Por outro lado, as complicações do diabetes, uma vez estabelecidas, são irreversíveis e muito desagradáveis, não vale a pena correr o risco de abrir os olhos tarde demais!

Prevenção é sempre o melhor tratamento!

Dra Letícia Maria Alcântara Margallo

Site: www.draleticiamargallo.com.br 
E-mail: draleticiamargallo@gmail.com 
Av. Ayrton Senna 2600 
Barra da Tijuca 
Link Office 1 Bloco 05 Sala 252 – marcação: 97202-0703 
Hospital Rios D’or 
Estrada dos Três Rios, 1366 
 Marcação (21)24483435 / (21)24483557

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais