Bem Estar – Mar2019
Como manter hábitos saudáveis em dias quentes?
Durante a estação mais quente do ano, o verão, mas não menos nas demais, já que vivemos em um país ensolarado e em uma Cidade, das mais quentes do território nacional, é fundamental termos alguns cuidados com a alimentação, ingestão hídrica e os exercícios físicos que serão praticados! Devido a isso, separei algumas dicas que podem ajudar você a manter a saúde nos dias quentes.
✓Aposte em refeições coloridas e ricas em frutas e hortaliças (verduras, legumes e tubérculos). São leves, nutritivas, digestivas e ajudam a manter o corpo hidratado.
✓Aumente o consumo de alimentos de tom avermelhado: açaí, ameixa, amora, blue berry, gogi berry, morango e tomate. São excelentes fontes de antioxidantes que retardam o envelhecimento precoce, contribuindo, dessa forma, na redução de doenças como a de pele.
✓Invista em legumes e frutas de coloração amarela, por exemplo, abóbora, cenoura, laranja e manga. Elas apresentam a substância, beta-caroteno (pró-vitamina A), capaz de proteger a visão e manter a pele bronzeada. E o melhor, de forma natural e saudável!
✓As frutas podem ser ingeridas e preparadas na forma de sucos/vitaminas/ smoothies/shakes, sacolé e sorvete caseiro. Dando preferência a ingestão in natura (natural) e sem adição de açúcar, creme de leite ou leite condensado.
✓ Reduza o consumo de alimentos gordurosos e frituras! Ambos dificultam a digestão e prejudicam a saúde quando consumidos frequentemente e/ou em excesso, principalmente, em épocas de altas temperaturas.
✓A insubstituível água mineral é essencial para manter o corpo hidratado. Sendo assim, invista nessa bebida, ingerindo, em média, de 2,0 a 3 litros de água por dia. Para lembrar de bebê-la, ande com uma garrafa (510ml) na bolsa/ mochila ou programe o despertador de qualquer aparelho eletrônico.
✓ Outra opção é a introdução de água aromatizada para dar um leve sabor e frescor. Exemplo de preparação: água aromatizada feita com limão, laranja, morango, hortelã e pepino.
✓ A água de coco é uma excelente opção para ajudar na hidratação corpórea. Contribui na reposição de nutrientes como os minerais, perdidos com o suor gerado pelo corpo.
✓ Evite bebidas artificiais como refrigerantes, sucos artificiais, guaraná natural e chá preto (industrializado) para “matar” a sede, pois são ricos em açúcar refinado, sódio e de baixo valor nutricional.
✓ Ao realizar atividades físicas, evite praticá-las em jejum, principalmente, no verão! Consuma alimentos leves (frutas, por exemplo) antes de iniciar os exercícios. Dependendo do alimento, dê intervalos de 30′ a 60′ minutos antes de praticá-las.
✓ Lembre-se de manter o corpo hidratado e dê preferência aos horários das 6:00 às 10:00 horas da manhã ou no final da tarde para se exercitar. Isso reduz a ocorrência de desidratação e o desgaste físico ocorre lentamente.
Nutricionista: Érika Mendes Ramos
CRN:18100508
Telefone: (21) 98190-0722
Email: erikamendesnutri.05@gmail.com