Bem Estar – Maio 2019
Como está a sua pressão arterial?
Prevenção é o melhor caminho para cuidar da saúde do coração, tendo em vista que, as doenças cardiovasculares são as maiores causa de morte no Brasil e no mundo e a hipertensão arterial é o principal fator de risco.
Estima-se que 30% da população tem hipertensão, mas, apenas a metade sabe do diagnóstico e, destes, menos de um terço estão com a pressão arterial controlada. Infelizmente, a hipertensão arterial não é uma doença que, habitualmente, produza sintomas. Por isso, torna-se difícil convencer alguém a tomar remédios, se nada sente.
Muitas vezes se descobre a hipertensão quando surgem as complicações, tais como: infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, insuficiência renal, demência, cegueira e outras. Os riscos aumentam quando a pessoa também é diabética.
Os sintomas são: Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão, cansaço, mal estar, podem ser sinais de alerta para alteração da pressão entretanto, muitas vezes, a hipertensão é silenciosa.
Principais Causas: Obesidade, sedentarismo, histórico familiar, alcoolismo, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associados a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão.
É muito simples medir a pressão arterial, mas alguns cuidados são necessários, tais como, ficar em repouso de 3 a 5 minutos em ambiente calmo e não conversar durante a medição. Também é muito importante certificar-se de que não está com a bexiga cheia; se não praticou exercícios físicos há pelo menos 60 minutos; se não ingeriu bebidas alcoólicas, café ou alimentos; se não fumou nos 30 minutos anteriores.
O posicionamento: – Deve estar sentado, com pernas descruzadas, pés apoiados no chão, dorso recostado na cadeira e relaxado; – O braço deve estar na altura do coração, apoiado, com a palma da mão voltada para cima e as roupas não devem garrotear o membro.
A pressão arterial pode ter uma variação relativamente grande sem sair dos níveis de normalidade. Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo. Meça a sua pressão e compare com a tabela abaixo:
10 mandamentos para prevenção e controle da pressão alta
1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
2. Pratique atividades físicas todos os dias.
3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
5. Reduza o consumo de álcool. Se possível , não beba.
6. Abandone o cigarro.
7. Nunca pare o tratamento, é para a vida toda
8. Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
10. Ame e seja amado.
A campanha “Eu Sou 12 por 8” foi desenvolvida pelo Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia para ajudar os brasileiros a viverem mais e com muito mais saúde.
Para maiores informações visite o site: eusou12por8.com.br
Dra. Lucia Cristina Figueiredo Lenzi
CRM 52.56220-0
Email: lucrislenzi@hotmail.com
Estrada de Jacarepaguá, 7709 sala 512
Tel: 2447-4080 cel 99881-0862