Bem Estar – Maio 2019

 

Como está a sua pressão arterial?

 

               Prevenção é o melhor caminho para cuidar da saúde do coração, tendo em vista que, as doenças cardiovasculares são as maiores causa de morte no Brasil e no mundo e a hipertensão arterial é o principal fator de risco.

               Estima-se que 30% da população tem hipertensão, mas, apenas a metade sabe do diagnóstico e, destes, menos de um terço estão com a pressão arterial controlada. Infelizmente, a hipertensão arterial não é uma doença que, habitualmente, produza sintomas. Por isso, torna-se difícil convencer alguém a tomar remédios, se nada sente.

               Muitas vezes se descobre a hipertensão quando surgem as complicações, tais como: infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, insuficiência renal, demência, cegueira e outras. Os riscos aumentam quando a pessoa também é diabética.

 

Os sintomas são: Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão, cansaço, mal estar, podem ser sinais de alerta para alteração da pressão entretanto, muitas vezes, a hipertensão  é silenciosa.

Principais Causas: Obesidade, sedentarismo, histórico familiar, alcoolismo, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associados a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão.
              

É muito simples medir a pressão arterial, mas alguns cuidados são necessários, tais como, ficar em repouso de 3 a 5 minutos em ambiente calmo e não conversar durante a medição. Também é muito importante certificar-se de que não está com a bexiga cheia; se não praticou exercícios físicos há pelo menos 60 minutos; se não ingeriu bebidas alcoólicas, café ou alimentos; se não fumou nos 30 minutos anteriores.

O posicionamento: – Deve estar sentado, com pernas descruzadas, pés apoiados no chão, dorso recostado na cadeira e relaxado; – O braço deve estar na altura do coração, apoiado, com a palma da mão voltada para cima e as roupas não devem garrotear o membro.

              

               A pressão arterial  pode ter uma variação relativamente grande sem sair dos níveis de normalidade. Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo. Meça a sua pressão e compare com a tabela abaixo:

 

10 mandamentos para prevenção e controle da pressão alta

1.      Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.

2.      Pratique atividades físicas todos os dias.

3.      Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.

4.      Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.

5.      Reduza o consumo de álcool. Se possível , não beba.

6.      Abandone o cigarro.

7.      Nunca pare o tratamento, é para a vida toda

8.      Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.

9.      Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.

10.   Ame e seja amado.

 

A campanha “Eu Sou 12 por 8” foi desenvolvida pelo Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia para ajudar os brasileiros a viverem mais e com muito mais saúde.

 

Para maiores informações visite o site:  eusou12por8.com.br

 

Dra. Lucia Cristina Figueiredo Lenzi

CRM 52.56220-0

Email: lucrislenzi@hotmail.com

Estrada de Jacarepaguá, 7709 sala 512

Tel: 2447-4080  cel 99881-0862

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM