Bem Estar – Maio 2018

 

Postura inadequada pode causar Síndrome do Pescoço de Texto

 

Doença pode ser evitada com simples condutas no dia a dia

 

Ficar sentado muitas horas na frente do computador, mexer por longos períodos em dispositivos móveis, como celulares e tablets, e ficar com a cabeça baixa realizando atividades por muito tempo podem trazer diversas consequências negativas à saúde. As práticas (inadequadas) muito comuns nos
dias de hoje são algumas das causas da Síndrome do Pescoço de Texto. A “nova” doença da coluna vertebral é causada pela má postura, em geral da cabeça flexionada para baixo, na direção do queixo, fazendo com que uma grande quantidade de peso seja depositada sobre toda a coluna, gerando dor
no pescoço, tensão muscular e rigidez.

“Projetar a cabeça para frente faz com que essa parte do corpo pareça mais pesada, devido à ação da gravidade. Com isso, músculos do pescoço e da coluna precisam se esforçar mais para sustentá-la, o que leva a doenças ocupacionais. O primeiro deles é a dor crônica na região da musculatura cervical, na região do pescoço. A dor crônica pode gerar cefaleia (dor de cabeça) e isso, secundariamente, gerar estresse e falta de concentração. Pode gerar, também, cifose postural, que é deformidade para frente (anterior) da coluna. Esta cifose é normalmente passível de correção, com a pessoa prestando atenção
com a postura. Caso precise de tratamento, a fisioterapia faz a correção sem sequela”, alerta o Dr. Luis Eduardo Carelli, ortopedista especialista em coluna vertebral, do Hospital Rios D’Or.

A Síndrome pode ser evitada com simples condutas na rotina, sendo a principal dela manter a postura correta durante o uso dos dispositivos e computadores: apoiar os cotovelos e antebraço na mesa para digitar, o que minimiza a flexão da cabeça e do pescoço, e não utilizar dispositivos móveis para
consultas longas – optar por aparelhos ergométricos, como o computador, é o ideal nesses casos.

Praticar atividades físicas regularmente para melhorar o condicionamento e a resistência do corpo também é uma boa dica. “O fortalecimento da musculatura do tronco e no alongamento é o ideal. Mas até caminhar contribui para diminuir a dor”, destaca o ortopedista.

Como identificar o problema? Se as dores na região cervical persistirem por mais de duas semanas, pode significar um problema crônico. “Deve-se ter atenção, então, aos sinais de alerta, como dor crônica de alta intensidade que não melhora com medicação padrão ou dor na cervical radiada ao braço com dormência e perda de força. Às vezes, as pessoas têm sintomas que podem indicar hérnia de disco ou artrose na coluna. Quem já tiver e mantiver a postura inadequada pode desenvolver ou precipitar pioras. Diante disso, é necessário buscar especialistas de coluna para investigação dos sinais de alerta”, afirma. o Dr. Luis Eduardo.

O tratamento deve ser feito com acompanhamento médico, medicamentos e, em casos específicos, auxílio de fisioterapia. Mas os cuidados no dia a dia são essenciais para evitar a doença.

===
Informações para a imprensa
HD Comunicação
Patrícia Gualberto | patricia.gualberto@hdpr.com.br | (21) 3478 3123 / 96702 2777
Mariana Brandão | mariana.brandao@hdpr.com.br | (21) 3478 3125

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM