Bem Estar – Jun2017

 

Infarto: tempo é fator determinante para a sobrevivência

Agilidade no encaminhamento da vítima ao hospital aumenta a chance de sobrevida em até 95% O infarto agudo do miocárdio (IMA) é a interrupção da passagem de sangue para o coração. Sem este fluxo, o músculo começa a se degenerar pouco a pouco, de dentro para fora do coração, podendo ficar totalmente destruído em três horas. Uma assistência emergencial imediata e qualificada faz diferença na qualidade de vida do paciente após o ataque e reduz a taxa de mortalidade, que representa de 2 a 5% dos casos.

– Tempo é músculo. Tudo o que nós fazemos de qualidade no atendimento do infarto requer análise de tempo. Por isso, é importante que a equipe de assistência siga com agilidade e segurança os protocolos de atendimento. O objetivo é que logo que o paciente dê entrada no hospital seja submetido ao eletrocardiograma, e avaliado quanto a indicação de uso do trombolítico e/ou angioplastia. No Rios D’Or, os procedimentos de qualidade no atendimento são constantemente avaliados em busca da melhoria contínua – explica Dr. Elias Gouvea, cardiologista do Hospital Rios D’Or.

O perfil do paciente vítima do infarto tem mudado. Anteriormente, observava-se que as pessoas mais propensas a sofrer um ataque cardíaco eram homens com idade acima de 55 anos e com síndrome metabólica, como hipertensão, obesidade e diabetes. Porém, hoje, pessoas mais jovens – entre 40 e 45 anos, com fatores de risco, representam um terço dos casos. Portanto, reforça a indicação de que “a prevenção é a melhor forma de evitar um ataque cardíaco”.

Prevenção contra surpresas – Algumas maneiras de evitar o ataque cardíaco são:

• Ir ao médico regularmente;
• Aderir uma alimentação equilibrada;
• Não fumar;
• Não consumir bebida alcóolica exageradamente;
• Praticar atividades físicas;
• Evitar o estresse;
• Consumir gorduras saudáveis, que estão presentes, por exemplo, no azeite, abacate e castanha-do-pará;
• Diabéticos e hipertensos devem ter cuidados dobrados. Boa alimentação e seguir os tratamentos indicados são importantes para não desenvolver problemas cardíacos.

Atenção aos sinais – A vítima de um infarto agudo no miocárdio pode apresentar um ou mais dos seguintes sintomas: dor da mandíbula até a boca do estômago, nos braços e nas costas, suor frio, sudorese, aperto no peito, falta de ar abrupta e palidez. Quando associados, maior a incidência de confirmação do diagnóstico.
Como ajudar? Geralmente, os ataques cardíacos acontecem fora do ambiente hospitalar. Nesses casos, a recomendação de socorro à vítima é chamar um serviço de emergência ou levá-la rapidamente ao pronto socorro.

– A massagem cardíaca deve ser feita por pessoas treinadas, pois, alguém que não saiba as manobras corretas pode, além de perder tempo, reduzir as chances de sobrevivência do paciente. Associado à massagem, única coisa capaz de salvar a vida de alguém até chegar ao hospital seria o desfibrilador externo automático, que deveria estar disponível em lugares com aglomeração de pessoas. O que ainda não é a realidade do nosso país – finaliza Dr. Elias Gouvea.

 

Informações para a imprensa
HD Comunicação
Patrícia Gualberto | patricia.gualberto@hdpr.com.br | (21) 3478 3123 / 96702 2777
Ana Araújo | ana.araujo@hdpr.com.br | (21) 3478 3116

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM