Bem Estar – Julho 2018

 

Atenção às crianças: especialista alerta sobre engasgos infantis

 

Pediatra destaca que o maior foco de atenção deve ser com crianças de até 2 anos de idade

 

Pequenos objetos sólidos, assim como a aspiração de líquidos – especialmente durante as mamadas, são as principais ocorrências de engasgos infantis. Este fato é caracterizado pela dificuldade de respiração devido à presença de corpos estranhos na garganta, e acontece com muito mais frequência que o pensado. Portanto, o cuidado deve ser redobrado em crianças até 2 anos de idade, devido o diâmetro da traqueia – em média 3 centímetros.

– Alguns sinais podem indicar se a criança está realmente engasgada: tosse, vermelhidão no rosto, cianose (lábios arroxeados), falta de ar e apneia (parada respiratória) sã o alguns deles. Nesses casos, é muito importante nunca tentar tirar um objeto com os dedos sem visualização total para não o empurrar mais. Também não se deve soprar no rosto da criança – explica Dra. Maria Fernanda Motta, responsável pela pediatria do Hospi tal Rios D’Or.
Em caso de ocorrência, algumas manobras podem ser feitas em casa, mas o serviço de emergência deve ser acionado imediatamente – seja por telefone (através do 192) ou ainda encaminhando a criança até uma unidade hospitalar. Os procedimentos para engasgos com líquidos e sólidos são diferentes.

– No caso de engasgo com líquidos deve -se levantar a criança e estimular a respiração através de suaves estímulos nas costas. Se houver aspiração de objetos sólidos, em menores de um ano, vira -se a criança de bruços com a cabeça baixa em relação ao corpo batendo vigorosamente no dorso por cinco vezes seguidas para expulsar o objeto. Caso ela não volte a respirar e não expulse o objeto, deve-se acionar o serviço de socorro imediatamente, ou procurar uma unidade de emergência. Se o deslocamento não for possível, enquanto espera-se o atendimento no local, deve-se virar a criança de barriga para cima fazendo cinco compressões torácicas. No caso de crianças maiores de um ano conscientes deve-se abraçar a criança pelas costas posicionando uma mão fechada coberta pela outra logo abaixo do tórax fazendo movimentos com as mãos para dentro e para cima simulando uma tosse artificial. Os movimentos devem ser repetidos até que o objeto seja expelido. Caso a criança perca a consciência em qualquer momento, deve ser iniciada respiração boca a boca e massagem cardíaca –aponta a Dra. Maria Fernanda.

Sempre é melhor prevenir – Alguns cuidados são importantes para que não ocorra o sufocamento . A curiosidade das crianças faz com que tenham a tendência de levarem os objetos a boca, e u ma rápida distração dos pais/responsáveis pode resultar em um problema. Veja como se antecipar ao perigo :

– É importante nunca deixar crianças pequenas brincando sozinhas, especialmente perto de pequenos objetos como moedas, botões, brincos e pequenas peças de brinquedos. Atentar sempre para a idade indicada para uso de todos os brinquedos. Atenção para alimentos de superfície lisa e arredondada que possam ser aspirados como uvas por exemplo. Os mesmos devem ser oferecidos cortados em tiras, especialmente para crianças menores de 3 anos – destaca a especialista.

===
Informações para a imprensa
HD Comunicação
Patrícia Gualberto | patricia.gualberto@hdpr.com.br | (21) 3478 3123 / 96702 2777
Mariana Brandão | mariana.brandao@hdpr.com.br | (21) 3478 3125

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM