Bem Estar – Jan 2019

 

Exames Ginecológicos

       

Você sabe o que esperar da consulta do ginecologista? E da importância dessa consulta?

 

                Diferente do que muitas mulheres costumam pensar, o exame ginecológico é muito mais abrangente do que somente passar o espéculo (o famoso bico de pato) e colher um preventivo.                               Seja por hábito, falta de acesso ou de conhecimento, a maioria das mulheres não costuma ter um acompanhamento com clínico geral anual e a consulta ginecológica passa a ser o primeiro contato. O ginecologista, nessa consulta, deve realizar um exame físico abrangente da saúde feminine, fazer uma primeira avaliação geral da mulher e encaminhar aos especialistas que julgar necessário.

Habitualmente, o ginecologista irá solicitar que a paciente retire todas as suas roupas e fará um exame completo, com:

                * O exame da tireoide – com o propósito de buscar possíveis alterações que precisem de uma avaliação mais detalhada.

                * O exame de mamas com o objetivo principal buscar sinais que possam levar ao diagnóstico de tumores mamários, tanto benignos quanto malignos.

                * O exame do abdome consiste em uma avalição geral da cavidade, em busca de tumorações ou órgãos de tamanho aumentado

                * Antes da colocação do espéculo, o ginecologista precisa avaliar toda a região de pele da vulva e do períneo – procurando feridas, mudanças na textura da pele, aumento dos gânglios locais (as famosas “ínguas”). 

                * O exame especular (colocar o bico de pato) nos permite avaliar toda a mucosa da vagina em busca de lesões, alterações do conteúdo vaginal como corrimentos e a visualização do colo do útero. A coleta do colpocitológico (preventivo) serve como rastreio para o câncer do colo de útero.

                * O toque vaginal é utilizado para avaliar o útero como um todo: a posição, o volume, a consistência do colo uterino e verificar se a paciente sente alguma dor durante a mobilização do órgão – que pode nos levar a pensar em algumas patologias. Além disso, através do toque, fazemos a palpação dos ovários e buscamos pela presença de tumores.

                Associado ao exame físico, o ginecologista pode solicitar alguns exames complementares para uma analise mais completa – como exames de sangue e imagem; sempre baseados no que foi visto na história e exame físico da paciente.

                Assim – fecha-se o ciclo de check-up ginecológico. Lembrando que o ideal é que as visitas ao ginecologista sejam feitas anualmente.

                Escolha um período específico (por exemplo, perto do seu aniversário) e se comprometa a realizar todos os seus exames nessa época – assim fica mais fácil não se esquecer do cuidado com seu corpo.

 

Dra. Maíra de La Rocque

Site: delarocqueginecologia.com.br

Instagram: @dramairadelarocque

Ipanema: Rua Visconde de Pirajá 547 Sala 519 – Ipanema 2000.

Tel: 2512-7379/2540-6625

Barra: Av. Ayrton Senna 2600 – Link Office  Bloco 03  Sala 412.

Tel: 3439-6287

Foto: tuasaude.com.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais