Bem Estar – Jan 2019
Exames Ginecológicos
Você sabe o que esperar da consulta do ginecologista? E da importância dessa consulta?
Diferente do que muitas mulheres costumam pensar, o exame ginecológico é muito mais abrangente do que somente passar o espéculo (o famoso bico de pato) e colher um preventivo. Seja por hábito, falta de acesso ou de conhecimento, a maioria das mulheres não costuma ter um acompanhamento com clínico geral anual e a consulta ginecológica passa a ser o primeiro contato. O ginecologista, nessa consulta, deve realizar um exame físico abrangente da saúde feminine, fazer uma primeira avaliação geral da mulher e encaminhar aos especialistas que julgar necessário.
Habitualmente, o ginecologista irá solicitar que a paciente retire todas as suas roupas e fará um exame completo, com:
* O exame da tireoide – com o propósito de buscar possíveis alterações que precisem de uma avaliação mais detalhada.
* O exame de mamas com o objetivo principal buscar sinais que possam levar ao diagnóstico de tumores mamários, tanto benignos quanto malignos.
* O exame do abdome consiste em uma avalição geral da cavidade, em busca de tumorações ou órgãos de tamanho aumentado
* Antes da colocação do espéculo, o ginecologista precisa avaliar toda a região de pele da vulva e do períneo – procurando feridas, mudanças na textura da pele, aumento dos gânglios locais (as famosas “ínguas”).
* O exame especular (colocar o bico de pato) nos permite avaliar toda a mucosa da vagina em busca de lesões, alterações do conteúdo vaginal como corrimentos e a visualização do colo do útero. A coleta do colpocitológico (preventivo) serve como rastreio para o câncer do colo de útero.
* O toque vaginal é utilizado para avaliar o útero como um todo: a posição, o volume, a consistência do colo uterino e verificar se a paciente sente alguma dor durante a mobilização do órgão – que pode nos levar a pensar em algumas patologias. Além disso, através do toque, fazemos a palpação dos ovários e buscamos pela presença de tumores.
Associado ao exame físico, o ginecologista pode solicitar alguns exames complementares para uma analise mais completa – como exames de sangue e imagem; sempre baseados no que foi visto na história e exame físico da paciente.
Assim – fecha-se o ciclo de check-up ginecológico. Lembrando que o ideal é que as visitas ao ginecologista sejam feitas anualmente.
Escolha um período específico (por exemplo, perto do seu aniversário) e se comprometa a realizar todos os seus exames nessa época – assim fica mais fácil não se esquecer do cuidado com seu corpo.
Dra. Maíra de La Rocque
Site: delarocqueginecologia.com.br
Instagram: @dramairadelarocque
Ipanema: Rua Visconde de Pirajá 547 Sala 519 – Ipanema 2000.
Tel: 2512-7379/2540-6625
Barra: Av. Ayrton Senna 2600 – Link Office Bloco 03 Sala 412.
Tel: 3439-6287
Foto: tuasaude.com.br